05/11/2021 às 12:37

Encontro de noivas juninas fortalece turismo inclusivo

Até a próxima segunda-feira (8), capital federal promove evento nacional que reúne essas personagens de festas tradicionais

Por Agência Brasília* I Edição: Carolina Jardon

Mulheres do Amazonas, Ceará, Sergipe, Minas Gerais, Bahia, Rio Grande do Norte, Acre, Alagoas, Piauí, Goiás, Rio de Janeiro e Distrito Federal vão sacudir Brasília durante o 7º Encontro Nacional de Noivas Juninas do Brasil. Até a próxima segunda-feira (8), 48 dessas personagens vão trocar experiências sociais, econômicas e culturais, vivências e fortalecer o movimento junino por meio de alegria e união.

O evento é uma oportunidade de apresentar a capital do Brasil às participantes, que, em sua maioria, passaram o ano inteiro fazendo economias para garantir presença na confraternização anual e conhecer Brasília. Nesse caminho, o encontro fortalece, também, o turismo em todos os segmentos: gastronômico, arquitetônico, de experiências, cívico, cultural e, principalmente, o inclusivo.

A Secretaria de Turismo (Setur) está preparando uma programação especial. A primeira surpresa veio logo no desembarque das noivas juninas, no aeroporto de Brasília, na quinta-feira (4).  Uma equipe da Setur fez o receptivo com a entrega de kits e fotos em painéis exclusivos. Na lista de entretenimentos, os destaques são passeio de metrô e barco, city tour, ida ao Balancéu (balanço gigante disponível ao público em uma área rural do DF) e muita comemoração.

Como Brasília é uma cidade única, pela primeira veza, o encontro nacional de noivas será palco de um casamento de verdade. A presidente do Grupo de Noivas Juninas do Brasil, Cida Salles, moradora de Fortaleza (CE), escolheu a capital federal para selar a união com seu noivo real, Marcelo Campelo. O casamento vai abrir oficialmente a programação do 7º Encontro Nacional de Noivas Juninas do Brasil.

A noiva junina Crislane Santos, de Capela (SE), trouxe muita expectativa na bagagem. “É maravilhosa a troca de experiência, a confraternização. Sempre acontece algo novo. Este ano vou realizar meu sonho, vou andar de metrô! Certo ano fiz até rifa para conseguir participar do encontro, em outro deixei de comprar uma televisão. Estar aqui é uma realização pessoal, um sonho”, disse.

7º Encontro Nacional de Noivas Juninas do Brasil

  • Local: Chácara Manacá – Núcleo Rural Vargem da Bênção, lote 21 – Recanto das Emas. Confira, abaixo, a programação. 
  • Sexta (5)
    17h casamento da presidente do Grupo de Noivas Juninas do Brasil, Cida Salles
    19h – abertura oficial do 7º Encontro Nacional de Noivas Juninas do Brasil
  • Sábado (6)
    8h – deslocamento de metrô (saindo da estação Terminal de Samambaia Sul)
    9h às 12h – city tour
    14h às 20h – passeio de barco
  • Domingo (7)
    Oficinas culturais e artísticas com atividades internas durante todo o dia
  • Segunda-feira (8)
    14h – Balancéu.

* Com informações da Setur