05/11/2021 às 16:03

Evento orienta alunos de Ceilândia sobre futuro profissional

Parte do projeto Jovem Protagonista, a Feira de Oportunidades vai até domingo (7), com palestras, mentorias, oficinas e vagas de estágio

Por Agência Brasília* | Edição: Rosualdo Rodrigues

Desta sexta-feira (5) até domingo (7), ocorre no Centro Educacional (CED) 16 de Ceilândia a Feira de Oportunidades, onde os estudantes poderão participar de oficinas, palestras e mentorias sobre temas como empregabilidade, empreendedorismo e tecnologia. Há também espaços para discussão das profissões e uma agência de estágio com vagas disponíveis para os alunos em empresas do Distrito Federal.

[Olho texto=”“O projeto já foi desenvolvido em países como Equador e Portugal, para impulsionar os jovens ao protagonismo. A ideia é que eles possam enxergar oportunidades e desenvolver habilidades ao longo da vida”” assinatura=”Carolina Valente, presidente do IRwi” esquerda_direita_centro=”esquerda”]

O evento integra o projeto Jovem Protagonista, idealizado pelo Instituto Mundial para as Relações Internacionais (IRwi), com ações que envolvem três eixos: motivação, conhecimento e oportunidade. O objetivo é criar um mundo de possibilidades em que o estudante é o centro do processo.

A Secretaria de Educação do DF e outros parceiros ajudaram na realização da atividade no CED 16, que começou com um bate-papo sobre a importância do desenvolvimento de habilidades nas diferentes áreas da vida durante a juventude.

“Essa é a primeira edição presencial realizada no Brasil em 2021, mas o projeto já foi desenvolvido em países como Equador e Portugal, para impulsionar os jovens ao protagonismo. A ideia é que eles possam enxergar oportunidades e desenvolver suas habilidades ao longo da vida”, contou Carolina Valente, presidente do IRwi.

No bate-papo de abertura, várias personalidades dividiram as experiências da época da adolescência, entrada no mercado de trabalho e escolha da profissão, entre outros temas. Um dos participantes foi o coordenador regional de ensino de Ceilândia, Carlos Ney.

Os estudantes Janaína Marques, Geisilane Silva e Marcos Vinícius, alunos do CED 16, estavam animados com as possibilidades trazidas pela feira | Foto: Mary Leal/SEEDF

“Os dons e virtudes que comecei a desenvolver na escola foram fundamentais ao longo da minha vida, como o respeito e a disciplina. Sempre falo que o esporte e a escola foram muito importantes na minha formação e vocês têm isso acessível na rede pública”, ressaltou o coordenador.

Projeto Jovem Protagonista

Os estudantes Janaína Marques, Geisilane Silva e Marcos Vinícius, alunos do CED 16, estavam animados com as possibilidades trazidas pela feira. “A escola se superou desta vez com esse evento. Nós realmente gostamos muito! Vamos conhecer mais das profissões e de tantas áreas”, resumiu Janaína.

“Nós, como gestores, temos a missão de apontar caminhos, trazer oportunidades. A escola está aqui para dar todo o suporte para que vocês realmente alcancem os objetivos que estão no coração de cada um”, afirmou Wellington Queiroz, diretor do CED 16.

[Relacionadas esquerda_direita_centro=”esquerda”]

O primeiro dia da Feira de Oportunidades foi reservado exclusivamente para os 1.470 estudantes do CED 16 de Ceilândia, mas os alunos das escolas próximas e a comunidade também poderão participar do evento no sábado e no domingo.

*Com informações da Secretaria de Educação do DF