08/11/2021 às 19:17, atualizado em 08/11/2021 às 19:32

Abrigo ganha reforma para ficar mais aconchegante

Psicóloga e arquiteto percorrem o Brasil reformando centros de acolhimento. Em Brasília, eles escolheram fazer a ação em unidade no Recanto das Emas

Por Agência Brasília* | Edição: Rosualdo Rodrigues

Quando se olha para o imóvel que abriga o Serviço de Acolhimento Institucional para Crianças e Adolescentes (Saica), no Recanto das Emas, é possível identificar um equipamento público. Porém, logo na fachada, ao entrar, o visitante se depara com quartos, cozinha e sala de estar.

Antes de iniciar a reforma, a dupla fez oficina com servidores da Sedes, para sensibilizá-los em prol da iniciativa | Foto: Ádamo Dan/Ascom Sedes-DF

É que a unidade não é apenas escritório da equipe técnica. Ali também moram crianças e adolescentes de até 17 anos que perderam os vínculos familiares. “A estrutura do local é ótima, mas precisamos transformá-la em uma casa aconchegante e acalentadora para esses meninos e meninas”, avalia a psicóloga Ariadne Pereira.

Ariadne é casada com o arquiteto Valter Strunk e ambos realizam o projeto Arquitetando o Mundo, com o qual  percorrem o Brasil reformando abrigos para jovens. Atualmente a dupla está no Distrito Federal e escolheu essa unidade da Secretaria de Desenvolvimento Social (Sedes) para desenvolver as ações do projeto.

No sábado (7), o casal esteve na residência para uma abordagem com as crianças que vivem na unidade. De acordo com o cronograma, nos próximos dias, Ariadne e Valter saem às ruas para apresentar o Arquitetando o Mundo em lojas de materiais de construção, de tintas, elétricas e hidráulicas.

[Olho texto=”“Vai ser uma ação conjunta, com o envolvimento do governo, dos servidores, da sociedade e dessas duas pessoas que se dispuseram a aceitar um desafio tão nobre”” assinatura=”Mayara Noronha Rocha, secretária de Desenvolvimento Social” esquerda_direita_centro=”esquerda”]

A ideia é que esses estabelecimentos colaborem, viabilizando os produtos a serem utilizados. A Sedes também vai disponibilizar equipamentos e mão-de-obra. A expectativa é que Ariadne e Valter iniciem os reparos no Saica em duas semanas.

“Vai ser uma ação conjunta, com o envolvimento do governo, dos servidores, da sociedade e dessas duas pessoas que se dispuseram a aceitar um desafio tão nobre como esse”, agradece a secretária de Desenvolvimento Social, Mayara Noronha Rocha.

Oficina com servidores

Antes de iniciarem a reforma, na manhã desta segunda-feira (8), Ariadne Pereira e Valter Strunk estiveram na região para uma oficina com os servidores da Sedes, com o objetivo de sensibilizar a equipe em prol da iniciativa.

Entre os assuntos e as práticas abordados foi levantada a questão: “Qual é o abrigo dos sonhos?”. Entre as várias respostas surgiu a seguinte: “Quando me perguntam isso, respondo que é exatamente este aqui, com essas pessoas, fazendo o mesmo trabalho, mas com uma estrutura mais acolhedora para podermos receber essas crianças não em uma unidade, mas em uma casa de fato”, destaca a gerente da Saica, Daniela Abadio.

[Relacionadas esquerda_direita_centro=”direita”]

De acordo com Valter, tanto os moradores quanto os trabalhadores sugeriram a instalação de biblioteca, área de lazer, espaço para estudo e jardim, por exemplo. “Vamos planejar tudo isso? Com certeza. Vamos conseguir concretizar? Vai depender do engajamento e apoio da comunidade”, explica o arquiteto.

A equipe formada por assistentes sociais, psicólogos, cuidadores, técnicos administrativos e pessoal de apoio trabalha numa estrutura que conta com varanda, sala da coordenação (que também funciona como local para atendimento de especialistas e reunião), sala de estar, quartos e banheiros feminino e masculino, almoxarifado, lavanderia e um quarto adaptado para casos suspeitos de covid-19, entre outros cômodos.

Quem tiver interesse em apoiar o Arquitetando o Mundo pode entrar em contato pelo telefone (61) 3773-7236 (de segunda a sexta-feira, das 9h às 17h).

*Com informações da Secretaria de Desenvolvimento Social do DF