08/11/2021 às 18:42

Obras de mobilidade e acessibilidade em Taguatinga

GDF Presente atua em serviços na QNC 13/14 e na Praça do Relógio; em Ceilândia, área de transbordo irregular é recuperada e pode se tornar equipamento

Por Flávio Botelho, da Agência Brasília | Edição: Chico Neto

Taguatinga está com obras por todos os cantos. Além da construção do túnel na área central da cidade, o GDF Presente atua, com a administração regional local e a Companhia Urbanizadora da Nova Capital (Novacap), para levar mais melhorias à população. Entre as benfeitorias, destaca-se a construção de calçadas e valas para escoamento de águas pluviais.

Passagens para pedestres ganham reforço e novas calçadas beneficiam a QNC 13 e a QNC 14 | Fotos: GDF Presente

Na QNC 13, a passagem para pedestres foi reconstruída pelas equipes do Polo Oeste II e da Novacap. Ali ao lado, na QNC 14, outra calçada foi construída pelos operários, garantindo mobilidade e segurança para a vida dos moradores que passam pela região.

Já na área central, justamente ao lado das obras do túnel de Taguatinga, estão sendo construídas novas valas para escoamento das águas pluviais, principalmente próximo ao ponto de táxi que fica na praça do Relógio.

O administrador de Taguatinga, Renato Andrade, explica que a situação na região era crítica e que a obra complementará o planejamento urbano na região. “Fizemos uma nova captação de águas pluviais do outro lado da praça”, relata. “Essas valas eram necessárias para dar vazão e não estragar o asfalto. A Praça do Relógio em breve vai passar por uma grande reforma, com obras definitivas, que virão junto ao novo boulevard.”

Em outro ponto da cidade, na Área Especial (AE) 21 do Setor QNG, o Polo Oeste II atuou juntamente com o Departamento de Trânsito (Detran) na pintura de faixas de pedestres em frente à Escola Classe (EC) 16 de Taguatinga.

[Relacionadas esquerda_direita_centro=”direita”]

Ceilândia

Em Ceilândia, cidade vizinha a Taguatinga, o GDF Presente trabalhou, nos últimos dias, na recuperação de uma área de transbordo irregular no Condomínio Privê, próximo à rodovia BR-070. O recolhimento de entulhos e inservíveis descartados na região é uma demanda constante dos moradores, e as ações para melhoria no local também passam por um planejamento a médio prazo.

O coordenador do Polo Oeste II, Elton Walcacer, informa os planos que o GDF tem para a área: “Fechamos os acessos ao terreno com meios-fios, e a ideia agora é construir um campo de futebol no local, trazendo um equipamento público pra evitar que o pessoal continue descartando lixo irregularmente.”