09/11/2021 às 19:56

Ações pelo clima no DF são apresentadas na COP26

Em Glasgow, secretário do Meio Ambiente afirma que GDF está empenhado em garantir à população maior resiliência aos efeitos da mudança climática

Por Agência Brasília* | Edição: Rosualdo Rodrigues

[Olho texto=”“Brasília, sob a liderança do governador Ibaneis Rocha, passou das intenções à elaboração e à implantação de políticas públicas concretas”” assinatura=”Sarney Filho, secretário de Meio Ambiente” esquerda_direita_centro=”esquerda”]

As iniciativas do Governo do Distrito Federal para enfrentar os efeitos das mudanças do clima foram destacadas nesta terça (9) em Glasgow, Escócia, pelo secretário do Meio Ambiente, Sarney Filho. No encontro Governadores pelo Clima, promovido pelo Centro Brasil no Clima, dentro da programação da COP26, o secretário afirmou que o GDF está empenhado em garantir à população da cidade e do seu entorno maior resiliência aos efeitos danosos da mudança do clima.

“Brasília, sob a liderança do governador Ibaneis Rocha, passou das intenções à elaboração e à implantação de  políticas públicas concretas”, disse Sarney Filho, que representa o governador no evento mundial.

Ele citou que no DF, como em todo país, as mudanças do clima preocupam, diante de recordes de temperatura, alteração do regime das chuvas e eventos climáticos extremos, como longas estiagens e tempestades que comprometem o funcionamento e a segurança da cidade.

O encontro Governadores pelo Clima foi promovido pelo Centro Brasil no Clima, durante a COP26, em Glasgow, Escócia | Foto: Ascom/Sema-DF

“O Cerrado é um bioma gravemente ameaçado, que abriga a savana mais biodiversa do mundo e é o berço das águas do Brasil, com aquíferos que alimentam várias de nossas maiores bacias hidrográficas. Além disso, Brasília já é a terceira  cidade mais populosa do país e aquela que mais cresce, o que impõe desafios complexos de sustentabilidade”, ressaltou.

O secretário citou a importância de uma estratégia de enfrentamento às mudanças do clima no DF. De acordo com Sarney Filho, “como base para essa política, a Secretaria do Meio Ambiente elaborou o inventário das emissões antrópicas por fontes e das remoções por sumidouros de gases de efeito estufa.”

“O inventário é um instrumento fundamental para orientar a gestão das políticas sobre mudança do clima,  oferecendo uma base qualificada de subsídios. Visa aumentar a transparência, com informações acerca das atividades econômicas”, informou.

[Relacionadas esquerda_direita_centro=”esquerda”]

Reconhecimento

O secretário disse, ainda, que os esforços empreendidos até agora colocaram Brasília entre as cidades que receberam do Global Covenant of Mayors for Climate & Energy (GCoM) a Medalha de Mitigação das Mudanças Climáticas, pelo estabelecimento de metas de redução das emissões de gases de efeito estufa (GEE).

O GCoM é um pacto global composto por mais de 10.500 governos locais de seis continentes, que representam mais de 900 milhões de cidadãos em todo o mundo.

*Com informações da Secretaria de Meio Ambiente do DF