09/11/2021 às 20:18

Emater-DF apoia capacitação em agrofloresta na Horta Comunitária Girassol

Com cursos que vão se estender até o mês de dezembro, iniciativa tem o objetivo de sensibilizar agricultores para questões ambientais

Por Agência Brasília* | Edição: Saulo Moreno

[Olho texto=”“Essa parceria fortalece a ideia de uma agricultura mais responsável com o ambiente, o trabalhador rural e o consumidor”” assinatura=”Hosana Alves do Nascimento, presidente do Instituto Horta Girassol” esquerda_direita_centro=”direita”]

Cerca de 80 pessoas, entre agricultores, estudantes e moradores da comunidade, estão participando de uma capacitação em sistema agroflorestal de produção. Os cursos estão sendo realizados na Horta Comunitária Girassol, em São Sebastião, e fazem parte do projeto Semear, que conta com apoio da Emater-DF e recursos de emenda parlamentar para aquisição de insumos e equipamentos para a horta. As aulas vão até dezembro, com turmas de 20 alunos, uma vez por semana.

De acordo com a presidente do Instituto Horta Girassol, Hosana Alves do Nascimento, a capacitação é importante para sensibilizar os agricultores em questões ambientais. “Vamos entender como funciona o solo e a água, de modo a aproveitar ao máximo as riquezas naturais”, afirma. “Em um canteiro, é possível plantar vários alimentos ao mesmo tempo”, complementa.

Para o gerente do Escritório Especializado em Agricultura Orgânica e Agroecologia (Esorg) da Emater-DF, Daniel Rodrigues, esse é mais um canal de difusão da informação sobre sistemas sustentáveis. “Essa parceria fortalece a ideia de uma agricultura mais responsável com o ambiente, o trabalhador rural e o consumidor”, reforça.

História

Até 2005, uma área de 5 mil m² na Quadra 12 do Morro Azul, em São Sebastião, servia de depósito irregular de entulho. Naquele ano, um grupo de moradores, com apoio da Emater-DF, se organizou para plantar frutas, legumes e verduras em sistema orgânico.

A horta é considerada a maior em área urbana no Distrito Federal e fornece alimentos para a própria comunidade e instituições parceiras. Além das hortaliças, a horta conta também com cabras, galinhas e três tanques de ferrocimento onde são criadas tilápias.

[Relacionadas esquerda_direita_centro=”direita”]

Na última sexta-feira (5), durante a terceira aula da turma, a Horta Girassol recebeu um minitrator usado para abrir canteiros. A entrega foi realizada pelo secretário de Agricultura, Candido Teles, e foi acompanhada pelo chefe de gabinete da Emater-DF, Cleison Duval, que participou representando a presidente da empresa, Denise Fonseca.

O maquinário foi adquirido por meio de destinação de emenda parlamentar do deputado distrital Jorge Viana, que participou da solenidade.

*Com informações da Emater-DF