09/11/2021 às 18:20, atualizado em 10/11/2021 às 14:24

Trânsito fluindo é meta de obras executadas em Taguatinga

Equipes do GDF Presente trabalham na construção de seis faixas de desaceleração na Via M Norte

Por Lúcio Flávio, da Agência Brasília I Edição: Débora Cronemberger

Mesmo com tempo nublado e ameaça de chuva, o GDF Presente segue firme na realização de obras importantes em todo o Distrito Federal. É o que acontece, por exemplo, na Via M Norte de Taguatinga, na altura da Quadra 36. No local, homens e máquinas pesadas trabalham para finalizar a pavimentação de seis faixas de desaceleração. Além de mais segurança, os novos trechos de asfaltos vão dar mais fluidez ao trânsito no setor. Com as intervenções, as três rotatórias foram eliminadas.

Homens e máquinas pesadas trabalham para finalizar a pavimentação de seis faixas de desaceleração | Fotos: Geovana Albuquerque/Agência Brasília

“É uma obra de grande porte que vai trazer, com certeza, mais tranquilidade aos pedestres e motoristas da região”, comenta o coordenador do Polo Oeste II do GDF Presente, Elton Walcácer. “Fazia tempo que essa demanda era solicitada. Acreditamos que, com essa ação pontual, diminuirá bastante o número de acidentes que eram comuns nessa parte da via”, pondera o servidor.

Há três meses, cerca de 20 homens e máquinas da Novacap trabalham no local. São maquinários robustos, como caminhões, patrolas e rolo compactador. Até o momento, já foram usadas 140 toneladas de massa asfáltica. “Outras 70 toneladas devem ser utilizadas até a conclusão da obra, que deve acontecer no fim da semana”, estima o servidor da diretoria de Obras da Novacap, Lira de Sá.

Morando a poucos metros de onde a movimentação do GDF Presente acontece na Via M Norte de Taguatinga, o servidor público Rodrigo Cordeiro de Souza, de 45 anos, conta que acidentes nesse trecho são frequentes. “É uma via de grande velocidade e, por conta do balão, carros e motocicletas faziam freadas bruscas”, relata. “Essas faixas de recuo vão dar mais segurança e maior fluidez para a via porque antes os carros tinham de parar para entrar na rotatória”, reforça o vendedor Michel Pimentel, de 34 anos.

“É uma via de grande velocidade e, por conta do balão, carros e motocicletas faziam freadas bruscas”, comenta Rodrigo Cordeiro de Souza

Na QNC 13/14, uma calçada está sendo construída, melhoria que dará mais mobilidade e conforto aos pedestres. Ao todo, são 210 metros quadrados de novos passeios. “O programa GDF Presente, em parceria com outros órgãos do GDF, retornou com toda força a Taguatinga, colaborando, decisivamente, na recuperação de praças, estacionamentos, vias e quadras da cidade”, comentou o administrador regional, Renato Andrade. “Todos esses empreendimentos só foram possíveis devido à participação direta e decisiva do governador Ibaneis Rocha”, destaca o gestor.

Ceilândia

A cidade de Ceilândia também foi contemplada com ações do GDF Presente. Na semana passada, em parceria com a Novacap, as redes de águas pluviais na EQNP 9/13 foram desobstruídas. O serviço de prevenção tranquilizou os comerciantes da região. “Se não limpar agora, quando chover inunda tudo, virando um caos completo, atrapalhando o comércio”, chama atenção o gerente Adriano Alencar Filgueiras, 46 anos.

[Relacionadas esquerda_direita_centro=”esquerda”]

Para o administrador da cidade, Fernando Fernandes, são serviços essenciais que fazem a diferença no dia a dia da comunidade.  “O GDF está trabalhando para melhorar a qualidade de todos. As ações vão das mais simples às mais complexas”, destaca.