10/11/2021 às 11:34, atualizado em 10/11/2021 às 11:50

Emissão de 160 RGs durante a Cidade da Segurança Pública, no Paranoá

Também serão feitos agendamentos para atendimento posterior, no posto que funciona junto na 6ª DP, na região

Por Agência Brasília*

Cento e sessenta carteiras de identidade serão emitidas durante os quatro dias da Cidade da Segurança Pública (CSP), no Paranoá, a partir desta quarta-feira (10). A confecção dos documentos será feita pelo Instituto de Identificação (II), da Polícia Civil do Distrito Federal (PCDF).

Os interessados deverão comparecer ao ônibus do instituto, que ficará estacionado próximo à estrutura montada para a CSP, na Praça Central do Paranoá, munidos da certidão de nascimento, se solteiro, ou casamento, casado ou divorciado. Os documentos deverão ser originais ou cópias, desde que autenticadas em cartório. Os atendimentos serão realizados das 9h às 13h.

Os documentos serão disponibilizados em até cinco dias úteis após a confecção, no Posto de Identificação Biométrica (PIB) 07, que funciona junto à 6ª Delegacia de Polícia, localizada na região. O ônibus do instituto comporta o atendimento de até quatro pessoas simultaneamente, mas, devido aos protocolos de distanciamento, haverá dois guichês em funcionamento.

Os moradores que não conseguirem solicitar o documento no local, poderão agendar o atendimento, também para o mesmo posto. “Além da confecção dos quarenta documentos diários, serão disponibilizadas até 50 vagas para agendamento, também para o PIB 07”, explica o chefe da Seção do Instituto de Identificação da Polícia Civil do DF, Venceslau Franco.

A primeira via da carteira de identidade no Distrito Federal é gratuita, independente do cidadão ter identidade em outra unidade da Federação”, completa. Para a segunda via do documento haverá cobrança de R$ 42, salvo em casos de isenção (veja abaixo). Para o pagamento, o interessado deverá depositar o valor na agência nº 100, conta corrente nº 013.094-8, do Banco de Brasília – BRB.

A movimentação financeira deverá ser feita diretamente no caixa ou por meio de transferência eletrônica no terminal de autoatendimento, em nome do Fundo de Modernização, Manutenção e Reequipamento da Polícia Civil (FunPCDF).

Isenção de taxa será permitida nos seguintes casos

– Deficientes, independentemente de rendimentos
– Pessoas carentes, uma única vez, caso a renda mensal não seja superior a um salário mínimo
– Quem teve o documento roubado, desde que tenha sido instaurado inquérito policial após o registro da ocorrência
– Idosos, quando for necessária a impressão da expressão maior de 65 anos
– Aqueles que tiveram a carteira de identidade expedida com erro de transcrição de dados ou de digitação.

Segurança sanitária

[Relacionadas esquerda_direita_centro=”esquerda”]

Para proteção dos papiloscopistas e população, serão aplicados todos os protocolos sanitários. Os policiais farão a organização do espaço, de modo que não haja aglomeração de pessoas no mesmo ambiente, como preconiza os procedimentos indicados por órgãos oficiais de saúde. O uso de máscaras e a utilização de álcool em gel serão necessários dentro do ônibus.

*Com informações da SSP/DF