10/11/2021 às 21:19

Transformação digital em debate no Parque Tecnológico

Vice-governador Paco Britto participa da abertura do encontro, que visa gerar oportunidades e novas conexões para o desenvolvimento tecnológico do DF

Por Lucíola Barbosa, da Agência Brasília I Edição: Débora Cronemberger

Teve início na manhã desta quarta-feira (10) o tech talk Impacto Digital: Conectividade Para Transformar Realidade, Negócios e Cidadãos – um bate-papo sobre o mundo digital – no SebraeLab, dentro do Parque Tecnológico de Brasília (Biotic), responsável pela realização do evento, em parceria com o grupo Metrópoles.

Com o intuito de reverberar sobre transformação digital, o encontro incluiu palestras direcionadas a seis eixos temáticos no tech talk: educação, negócios, comunicação, saúde, governo e Environmental, Social and Governance (ESG). Os assuntos serão debatidos, de forma palpável, por especialistas renomados – enumerando as iniciativas mais modernas que fazem e farão parte do período pós-pandemia. Além disso, objetiva conhecer o que grandes empresas e governo têm feito para otimizar processos e levar a melhor experiência ao consumidor.

[Olho texto=”“Este evento vai ter um alcance muito grande e é fundamental para a animação do ecossistema, gerando oportunidades e novas conexões para o desenvolvimento tecnológico da nossa cidade”” assinatura=”Gustavo Dias, diretor-presidente do Biotic” esquerda_direita_centro=”direita”]

Presente à abertura do encontro, o vice-governador Paco Britto elogiou o trabalho desenvolvido pelo Biotic. Para Paco, a pandemia, apesar de ter afastado as pessoas, manteve a solidariedade entre elas, e antecipou o debate tecnológico. “Será muito bom ter esses debatedores, que transformarão (o evento) em um grande polo de inovação para Brasília, para o Brasil e, quem sabe, mundialmente”, frisou, referindo-se aos especialistas que ministrarão as palestras.

No discurso, Paco destacou também o grupo Metrópoles, fazendo um paralelo do início das atividades do veículo, há seis anos, com a realidade atual. “Respeitadíssimo no mundo político e econômico. Hoje, pauta o Brasil com todas as notícias. Isso sim é evolução tecnológica. É um case de sucesso no jornalismo brasileiro, que acreditou na tecnologia”, completou.

A diretora-executiva do grupo Metrópoles, jornalista Lilian Tahan, lembrou que, na prática, o veículo teve “que se reinventar” e agradeceu a Paco Britto pelo apoio “a essas causas tão nobres”.

Digitalização

Lilian acrescentou ainda que as pessoas estão inseridas no contexto de digitalização. “Se fizermos uma rápida autoanálise, veremos o tanto que estamos inseridos neste contexto de digitalização. Nos informamos, pagamos nossas contas, pedimos nossas refeições e nossa carona a partir da tela de um celular, de onde estivermos. Espero que possamos abrir caminhos, a partir desta importante parceria entre o Metrópoles e o Biotic”, pontuou.

O diretor-presidente do Biotic, Gustavo Dias, também agradeceu ao vice-governador “pelo total apoio”. Segundo ele, devido a ações como a deste evento, determinado pelo governador Ibaneis Rocha, Brasília está no caminho na vanguarda da inovação tecnológica. “Projeto como este muda a matriz econômica do Distrito Federal e mostra o potencial que nós temos”, continuou, referindo-se, por exemplo, à tecnologia 5G, que estará disponível, no DF, em 2022.

“Este evento vai ter um alcance muito grande e é fundamental para a animação do ecossistema, gerando oportunidades e novas conexões para o desenvolvimento tecnológico da nossa cidade”, garantiu Gustavo Dias.

[Relacionadas esquerda_direita_centro=”esquerda”]

Para o superintendente Valdir Oliveira, do Sebrae – que também está apoiando o evento –, a tecnologia “já é uma realidade do mercado”. O superintendente apontou ainda as duas vocações econômicas, logística e inovação em tecnologia, como essenciais para atrair capital humano e também bilhões de dólares ao setor.

Entre os palestrantes convidados, o influenciador digital Marcos Piangers falou sobre o tema Inovação, criatividade e tecnologia: uma espiada no futuro após a pandemia. Suas palestras já foram assistidas em todo o Brasil, Portugal e Inglaterra, além de ter sido a mais bem avaliada, por dois anos, no maior evento de Marketing Digital da América Latina.