18/11/2021 às 09:37

Trecho da Estrada Parque Contorno terá inversão de fluxo

A alteração no trânsito será entre o viaduto de Samambaia e Pistão Sul nos horários de pico e visa beneficiar cerca de 100 mil motoristas

Por Agência Brasília* | Edição: Rosualdo Rodrigues

A partir da próxima segunda-feira (22), o sistema viário da Estrada Parque Contorno (DF-001), no trecho compreendido entre o viaduto de Samambaia e o viaduto do Pistão Sul, sofrerá alteração para diminuir os congestionamentos que ocorrem nos horários de pico da manhã e da tarde.

[Olho texto=”Por esse trecho da Estrada Parque Contorno circulam, todos os dias, cerca de 100 mil veículos provenientes de Samambaia, Recanto das Emas, Riacho Fundo, Riacho Fundo II e Taguatinga” assinatura=”” esquerda_direita_centro=”esquerda”]

A operação de inversão de fluxo foi decidida pela Superintendência de Trânsito do Departamento de Estradas de Rodagem do Distrito Federal (DER-DF), após estudos que verificaram a necessidade de uma intervenção para melhoria viária e para amenizar o intenso fluxo de veículos nesses horários.

Por esse trecho da Estrada Parque Contorno (DF-001) circulam, todos os dias, aproximadamente 100 mil veículos oriundos de Samambaia, Recanto das Emas, Riacho Fundo, Riacho Fundo II e Taguatinga.

Como vai funcionar

No período da manhã, entre 6h e 9h, os condutores poderão acessar, por meio de uma abertura no canteiro central nas proximidades do viaduto de Samambaia (Ponto 1 – Manhã do croquis ao final do texto), uma faixa de rolamento da pista no sentido Samambaia.

Esta faixa de rolamento terá seu sentido invertido até as proximidades do viaduto do Pistão Sul (Ponto 2 – Manhã do croquis), e contará com sinalização horizontal e cones para disciplinar o fluxo dos veículos.

Nesse horário, os motoristas contarão com três faixas de rolamento de uso geral, no sentido Plano Piloto, e a faixa exclusiva permanecerá operando nesse sentido. Já a pista no sentido Samambaia contará com duas faixas de rolamento de uso geral, uma vez que a faixa exclusiva estará liberada para o trânsito de todos os veículos no trecho de inversão.

[Relacionadas esquerda_direita_centro=”direita”]

Já no período da tarde, os condutores poderão acessar, por meio de uma alça criada no retorno próximo ao viaduto do Pistão Sul (Ponto 2 – Tarde do croquis), uma faixa de rolamento da pista sentido Plano Piloto. Essa faixa de rolamento terá seu sentido invertido até as proximidades do viaduto de Samambaia (Ponto 1 – Tarde do croquis) e contará com sinalização horizontal e cones para disciplinar este fluxo de veículos.

Nesse horário, os motoristas contarão com três faixas de rolamento de uso geral, no sentido Samambaia, e a faixa exclusiva permanecerá operando nesse sentido. Já a pista no sentido Plano Piloto contará com duas faixas de rolamento de uso geral, uma vez que a faixa exclusiva estará liberada para o trânsito de todos os veículos, no trecho de inversão.

A operação de inversão de sentido das faixas de rolamento da EPCT será acompanhada por agentes de trânsito rodoviário do DER-DF e contará com toda a sinalização vertical regulamentando a operação, assim como painéis de mensagens variáveis em pontos estratégicos ao longo do trecho de inversão.

Visualize as mudanças:

Ponto 1 – Manhã

Ponto 2 – Manhã

Ponto 1 – Tarde

Ponto 2 – Tarde

*Com informações do DER-DF