19/11/2021 às 20:54

Prazo para pedir remanejamento escolar é prorrogado para 25/11

Procedimento é para estudantes que querem mudar de uma escola pública para outra. Veteranos terão prioridade sobre os novatos

Por Agência Brasília* | Edição: Renata Lu

Estudantes que quiserem mudar de uma escola pública para outra no Distrito Federal, em 2022, ganharam mais alguns dias para fazer o pedido. O prazo, que terminaria nesta sexta-feira (19), foi prorrogado pela Secretaria de Educação para a próxima quinta-feira (25).

Os pais ou responsáveis legais devem fazer o pedido diretamente na escola onde o estudante está matriculado | Foto: André Amendoeira/Secretaria de Educação

O procedimento acontece anualmente e, desta vez, a grande novidade é que os veteranos terão preferência sobre os novatos que se inscreveram este ano para entrar na rede pública. Nos últimos anos, os alunos novos que se inscreviam para a rede de ensino obtinham as vagas disponíveis antes dos que já estavam estudando nas escolas públicas.

Como pedir o remanejamento

Os pais ou responsáveis legais devem fazer o pedido diretamente na escola onde o estudante está matriculado.

Documentos obrigatórios no ato da inscrição

*Todos os documentos abaixo podem ser substituídos por autodeclaração pelo responsável

? Quando a opção for para qualquer escola que seja próxima do local de moradia: comprovante de residência, como conta de luz, água, telefone, contrato de aluguel, declaração do proprietário do imóvel ou autodeclaração do pai, mãe ou responsável.

? Quando a escolha for para qualquer escola que fique perto do trabalho: documento que comprove o vínculo empregatício do estudante ou do responsável, que ateste o endereço, como carteira de trabalho, último contracheque ou autodeclaração do pai, mãe ou responsável.

? Quando a opção for por uma escola específica, da preferência do interessado: apresentar justificativa formal explicando o motivo da escolha, por meio de autodeclaração de vontade.

Atenção

? O remanejamento para a escola desejada só acontece se houver vaga.
? O mesmo procedimento vale para aqueles que querem pedir a mudança da escola sequencial indicada (quando o estudante sai de uma etapa de ensino para outra, ele é encaminhado automaticamente para uma unidade que atenda a etapa seguinte, ou seja, sequencial).
? Caso a mudança não seja possível, o estudante segue matriculado na mesma escola que frequenta ou na escola sequencial indicada.

[Relacionadas esquerda_direita_centro=”direita”]

Resultado

O resultado do remanejamento escolar será divulgado no site da Secretaria de Educação na data prevista de 21 de dezembro. A consulta é de inteira responsabilidade do candidato.

 

*Com informações da Secretaria de Educação