19/11/2021 às 20:58, atualizado em 19/11/2021 às 20:59

Prêmio para projetos que geram melhores resultados nas ouvidorias

Revelações ocorreram durante o Balanço de Resultados da Rede Sigo DF, realizado pela Ouvidoria-Geral da CGDF

Por Agência Brasília* | Edição: Saulo Moreno

Dos 17 projetos que se inscreveram no 6º Concurso de Melhores Práticas em Ouvidoria Pública, seis foram selecionados para ganhar o destaque | Foto: Divulgação/Ascom CGDF

Na tarde dessa sexta-feira (19), os ouvidores e as equipes dos órgãos do Governo do Distrito Federal (GDF) se reuniram na Controladoria-Geral do DF para participar do Balanço de Resultados 2021 do Sigo-DF. O evento contou com a participação de representantes das secretarias de Economia e da Casa Civil, além do controlador-geral do DF, Paulo Martins. Durante o encontro, foram revelados os vencedores da 6ª edição do Concurso de Melhores Práticas em Ouvidoria Pública e realizadas homenagens aos parceiros.

O controlador-geral do DF destacou a importância da Ouvidoria-Geral. “A ouvidoria é a porta de entrada do cidadão com o governo e a excelência da entrega é vista nos números. Esse balanço é a prova de que estamos no caminho certo e quero parabenizar cada um dos envolvidos”, parabenizou Paulo Martins.

[Olho texto=”“No momento mais improvável, durante a pandemia, conseguimos desenvolver um trabalho incrível e realizar entregas excepcionais”” assinatura=”André Clemente, secretário de Economia” esquerda_direita_centro=”esquerda”]

O encontro ocorreu de forma híbrida, com a presença dos participantes do 6º Concurso de Melhores Práticas em Ouvidoria Pública. Foram revelados quais das dezessete iniciativas inscritas foram premiadas. Os projetos já estão aplicados nas ouvidorias e, como forma de reconhecer aqueles que buscam a melhoria do trabalho das ouvidorias, seis foram selecionados para ganhar o destaque. Todos os projetos inscritos e desenvolvidos estão disponíveis em cg.df.gov.br.

Parceiros reconhecidos

Os parceiros da ouvidoria que ajudam na manutenção e gestão das ouvidorias, também foram homenageados. O secretário de Economia, André Clemente, agradeceu a parceria e parabenizou a Controladoria-Geral e os ouvidores. “No momento mais improvável, durante a pandemia, conseguimos desenvolver um trabalho incrível e realizar entregas excepcionais”, destacou.

Representando a Casa Civil, Alberto Peres Neto, assessor especial na Subsecretaria de Inovação da Casa Civil e suplente da encarregada de dados do GDF, também recebeu o troféu de parceiro. Ele destacou a importância do trabalho dos ouvidores como encarregados da Lei Geral de Proteção de Dados (LGPD) em seus órgãos e na aplicação da Lei. Ambos receberam um troféu de Parceiros da Ouvidoria 2021.

Foram premiados no 6ª Concurso de Melhores Práticas em Ouvidoria Pública

Íris – Assistente Virtual
– Secretaria de Economia do Distrito Federal

Assistente Virtual visa orientar o cidadão desde do início do serviço oferecidos na área tributária até a etapa final do atendimento, inclusive o registro de uma demanda de ouvidoria, garantindo uma comunicação de fácil entendimento.

Semana de Ouvidoria, Integridade e Transparência da FHB
– Fundação Hemocentro de Brasília

Semana de Ouvidoria, Integridade e Transparência da Fundação Hemocentro de Brasília visa intensificar a relação entre a Ouvidoria e seus usuários, ampliando a compreensão sobre a participação social e transparência na administração pública, valorizando a participação cidadã e contribuindo para o aperfeiçoar os serviços e aprimorar a gestão pública

Selo Ouvidoria
– Secretaria de Desenvolvimento Urbano e Habitação do Distrito Federal

O Selo de ouvidoria garante a prioridade na tramitação das demandas assegurando o monitoramento do prazo, celeridade e qualidade da resposta, bem como a responsabilização dos agentes públicos envolvidos na solução/resposta ao cidadão.

Sistematização das Recomendações de Ouvidoria
– Companhia de Saneamento Ambiental do Distrito Federal

Sistematização das Recomendações de Ouvidoria visa dar voz e visão ao cliente/cidadão do serviço através do recebimento de sugestões de melhoria ou ajuste para os procedimentos e o envio as áreas responsáveis, atentando-se a viabilidade operacional e econômica da proposta.

Análise quantitativa e qualitativa de manifestações com objetivo de controle e planejamento de ações de fiscalização
– Secretaria de Estado de Proteção da Ordem Urbanística do Distrito Federal

Análise quantitativa e qualitativa de manifestações com objetivo de controle e planejamento de ações de fiscalização, tem o objetivo verificar o quantitativo das manifestações e verificar os problemas específicos de cada cidade, ajudando a dimensionar a força de trabalho e a problemática de cada região administrativa.

Gestão da qualidade da resposta
– Secretaria de Justiça e Cidadania do Distrito Federal

[Relacionadas esquerda_direita_centro=”direita”]

Gestão da qualidade da resposta visa averiguar as informações prestadas pelas áreas técnicas antes de responder ao cidadão, estabelecendo ações que possa aprimorar as informações dadas e disponibiliza-las de forma clara e acessível, no site do órgão, fortalecendo a transparência ativa e favorecendo o controle social.

*Com informações da CGDF