19/11/2021 às 09:01, atualizado em 19/11/2021 às 10:34

Cavalgada na Rota do Cavalo é neste sábado (20)

Cerca de 80 cavaleiros participam do evento, num percurso de 6 km. GDF incentiva região turística com investimentos

Por Catarina Lima, da Agência Brasília | Edição: Saulo Moreno

[Olho texto=”“A Rota do Cavalo possui uma enorme vocação turística que eleva o patamar da nossa oferta no segmento rural e as ações que implementamos até o momento já estão potencializando a região para se tornar o maior polo de Turismo Rural do DF”” assinatura=”Vanessa Mendonça, secretária de Turismo” esquerda_direita_centro=”direita”]

A Secretaria de Turismo do Distrito Federal (Setur) realiza neste sábado (20) uma cavalgada na Rota do Cavalo, tradicional núcleo rural ao longo da rodovia DF-440, próximo à Região Administrativa de Sobradinho. O evento vai reunir cavaleiros do DF, que farão um percurso de cerca de seis quilômetros.

“Essa cavalgada é um marco simbólico para dar visibilidade à Rota do Cavalo, que recebeu um enxoval completo com novas sinalizações”, destaca a secretária de Turismo, Vanessa Mendonça.

O grupo que costuma utilizar o local para passeios e colabora com a organização do evento acredita que cerca de 80 cavaleiros deverão participar da cavalgada. De acordo com eles, será uma excelente oportunidade de dar visibilidade às atividades desenvolvidas por empresários e cavaleiros que vivem e mantêm atividades na região.

Tradicional núcleo rural ao longo da DF-440, a Rota do Cavalo vai reunir grupo de cerca de 80 cavaleiros para marcar a instalação de novas sinalizações na região | Foto: Paulo H. Carvalho/Agência Brasília

A Rota do Cavalo gera desenvolvimento econômico, emprego e renda a pequenos, médios e grandes empreendedores. O trabalho do Governo do Distrito Federal (GDF) – realizado pela Setur, juntamente com a Secretaria de Governo, Departamento de Estradas de Rodagem (DER), Novacap e Associação de Ecoturismo da Rota do Cavalo (Eco-Rota) – está incentivando ainda mais os empreendimentos da região, estimulando a criação de emprego, renda e desenvolvimento local.

Até o momento, a Secretaria de Turismo promoveu cinco oficinas de capacitação para a comunidade local com o objetivo de impulsionar o turismo na região. A primeira teve como foco a sensibilização da comunidade, com a apresentação do plano de trabalho para o local e entrega do protótipo de placas de sinalização instaladas na Rota do Cavalo. A segunda oficina foi centrada na capacitação e treinamento. Houve ainda oficinas de sinalização e segurança, de sustentabilidade e de formatação de experiências.

[Relacionadas esquerda_direita_centro=”direita”]

Segundo a secretária de Turismo, desde o início da atual gestão, o governo tem estimulado a qualificação, estruturação e promoção do turismo em todo o DF. “A Rota do Cavalo possui uma enorme vocação turística que eleva o patamar da nossa oferta no segmento rural, e as ações que implementamos até o momento já estão potencializando a região para se tornar o maior polo de turismo rural do DF”, avalia. “O cavalo é um conector de experiências, como no contato com a natureza, lazer, gastronomia e contemplação. Tudo isso gerando emprego, renda e desenvolvimento”, completa.