20/11/2021 às 10:13, atualizado em 20/11/2021 às 12:38

Homenagens a vítimas de trânsito neste domingo (21)

Eventos serão realizados na Esplanada e no Cruzeiro, onde passeio ciclístico também comemora os 62 anos da região administrativa

Por Agência Brasília* I Edição: Débora Cronemberger

Neste domingo (21), dois eventos em Brasília serão realizados para marcar o Dia Mundial em Memória das Vítimas de Trânsito. O Departamento de Trânsito do Distrito Federal (Detran) realizará, com o apoio da Administração Regional do Cruzeiro, o 3º Circuito de Passeio Ciclístico do Detran, com saída às 9h. Na Esplanada dos Ministérios, a partir das 10h, o gramado em frente ao Congresso Nacional será palco para atividade que visa sensibilizar a comunidade para a adoção de atitudes de segurança no trânsito.

[Olho texto=”“Este é um momento de reflexão e de celebração da vida, ao mesmo tempo. Queremos estimular o uso da bicicleta como meio de transporte e levar conscientização para todos: ciclistas, pedestres e condutores”” assinatura=”Zélio Maia, diretor-geral do Detran” esquerda_direita_centro=”direita”]

No Cruzeiro, a concentração está marcada para as 7h30, em frente ao Ginásio do Cruzeiro, na Quadra 611 do Cruzeiro Novo. O evento também faz parte do cronograma de ações da Administração Regional do Cruzeiro pelo 62º aniversário da região administrativa (RA). Os participantes do passeio ciclístico farão uma parada na Praça do Cruzeiro, no Eixo Monumental, para um minuto de silêncio em memória das vítimas de trânsito.

“Este é um momento de reflexão e de celebração da vida, ao mesmo tempo”, afirma o diretor geral do Detran, Zélio Maia. “Queremos estimular o uso da bicicleta como meio de transporte e levar conscientização para todos: ciclistas, pedestres e condutores”, acrescenta.

“Escolhemos um passeio ciclístico para reverenciar as vítimas de trânsito e celebrar as vidas que conseguimos poupar com a participação e responsabilidade de todos os brasilienses. Mesmo tendo batido a meta da ONU de reduzir pela metade as mortes no trânsito, a fragilidade do ciclista nos preocupa muito e, por isso, estamos investindo pesado em ações com foco na segurança deste público. Tanto os condutores precisam ter mais sensibilidade e respeito aos que pedalam como os próprios ciclistas devem zelar pela própria segurança, cumprindo as normas de circulação para bicicletas”, enfatiza Zélio Maia.

Ele esclarece que as ações de educação, engenharia e fiscalização da autarquia visam proporcionar um trânsito mais seguro para todos, mas, principalmente para os mais vulneráveis: pedestres e ciclistas. O diretor parabeniza a população do DF, pois a redução da violência no trânsito só foi possível com o engajamento, sensibilidade e compromisso de todos que buscam fazer seus deslocamentos diários de forma mais segura.

[Olho texto=”“O momento será de acolhimento às pessoas que perderam seus familiares no trânsito. Haverá um local onde poderão escrever os nomes deles, em respeito e em memória”” assinatura=”Surama Oliveira, servidora da Gerência de Doenças e Agravos Não Transmissíveis e Promoção da Saúde” esquerda_direita_centro=”esquerda”]

Esplanada dos Ministérios

Por meio da Secretaria de Saúde, o GDF participa da ação que será realizada em frente ao Congresso Nacional. A iniciativa é parte de um evento mundial pactuado pela Organização Mundial de Saúde (OMS) para marcar o Dia Mundial em Memória das Vítimas de Trânsito, realizado anualmente em várias cidades do mundo, sempre no terceiro domingo de novembro, desde 2005.

“O momento será de acolhimento às pessoas que perderam seus familiares no trânsito. Haverá um local onde poderão escrever os nomes deles, em respeito e em memória. É uma data de reflexão, de sensibilização àqueles que fazem as leis do trânsito”, destaca a servidora da Gerência de Doenças e Agravos Não Transmissíveis e Promoção da Saúde (GVDANTPS), Surama Oliveira.

[Relacionadas esquerda_direita_centro=”direita”]

A Secretaria de Saúde, por meio da GVDANTPS, coordena o Comitê Intersetorial do Programa Vida no Trânsito, que conta com participação de diversos órgãos do GDF, como Detran-DF e DER-DF, além da Polícia Rodoviária Federal (PRF) e de representantes da sociedade civil organizada, como a Rodas da Paz. Tem também apoio da Organização Pan-Americana de Saúde (Opas).

O Dia Mundial em Memória das Vítimas de Trânsito foi criado pelo grupo Road Peace, organização do Reino Unido formada por pessoas que perderam parentes ou amigos, pessoas feridas no trânsito e também por aquelas preocupadas com os perigos das estradas.

*Com informações do Detran e da Secretaria de Saúde do DF