22/11/2021 às 12:33, atualizado em 22/11/2021 às 12:34

Com sucesso do Dia D, ação de busca ativa ganha continuidade

Vacinação no sábado (20) atingiu um público quatro vezes maior que nos fins de semana anteriores

Por Agência Brasília* | Edição: Chico Neto

Com base na procura e no atendimento realizado no sábado (29) por conta do Dia D de vacinação contra a covid-19, a Secretaria de Saúde (SES) já prepara outras ações semelhantes. O objetivo foi alcançar a população que ainda não tinha recebido a primeira dose ou que ainda não tinha completado o ciclo vacinal.

Mutirão do último sábado reuniu grande número de cidadãos, o que motivou a Secretaria de Saúde a programar mais ações como essa | Foto: Sandro Araújo/Agência Saúde

[Olho texto=”“A experiência obtida no último final de semana deixou claro que precisamos melhorar, ampliar e levar a ação para outras feiras” ” assinatura=”Divino Valero, subsecretário de Vigilância à Saúde” esquerda_direita_centro=”direita”]

Atualmente, o Distrito Federal possui imunizantes suficientes para aplicar em todo o público vacinável, situação diferente do que ocorreu há pouco tempo. Somente neste último Dia D, foram vacinadas quatro vezes mais pessoas do que nos finais de semana anteriores.

“O público que buscamos é estimado em 200 mil pessoas que não procuraram as unidades básicas de saúde [UBSs] para receber a primeira dose”, explica o subsecretário de Vigilância à Saúde, Divino Valero. “Uma coisa é vacinar 2 mil e poucas pessoas que querem se vacinar e procuram nossas unidades básicas de saúde. Outra coisa é irmos a feiras populares, convencermos 2 mil e vaciná-las. E conseguimos.”

As ações de busca ativa, informa o subsecretário, vão continuar na área urbana. Além disso, a SES já se organiza para imunizar quem mora na zona rural e que ainda não se vacinou. “A experiência obtida no último final de semana deixou claro que precisamos melhorar, ampliar e levar a ação para outras feiras”, conclui Divino Valero.

Balanço

O público imunizado no Dia D foi maior que todos os registrados nos sábados de outubro e nos anteriores deste mês. Em 2 de outubro, 428 pessoas receberam a primeira dose e 2.633, a segunda. Já no sábado seguinte, foram 128 D1 aplicadas e 7.010 D2.

Veja, abaixo, os números de vacinação alcançados nos outros fins de semana.

  • 16/10
    D1: 33
    D2: 3.972
  • 23/10
    D1: 412
    D2: 2.365
  • 30/10
    D1: 251
    D2: 2.789
  • 6/11 
    D1: 204
    D2: 3.447
  • Dia 13
    D1: 227
    D2: 2.738
  • Dia 20
    D1: 2.004
    D2: 7.142

Novas ações

A SES planeja, para o próximo sábado, outra ação volante em feiras e locais com grande circulação de pessoas. “Nós vamos continuar indo atrás e vamos convencer essas pessoas a se vacinar”, disse o secretário de Saúde, Manuel Pafiadache. “Tenho certeza de que juntos vamos chegar ao nosso objetivo de vacinar e proteger a população do DF contra a covid-19”.

[Relacionadas esquerda_direita_centro=”esquerda”]

O gestor destacou o empenho dos servidões, voluntários e equipes parceiras que contribuíram para a realização do Dia D: “Quero agradecer a cada um que dedicou seu tempo para fazer acontecer o nosso Dia D. O trabalho de todos foi imprescindível para o sucesso da ação”.

*Com informações da Secretaria de Saúde