22/11/2021 às 16:35, atualizado em 22/11/2021 às 16:36

Distrito Federal inicia a aplicação das provas do Saeb

Sistema de Avaliação da Educação Básica tem como objetivo identificar a qualidade da educação

Por Agência Brasília* | Edição: Rosualdo Rodrigues

[Olho texto=”“O Saeb é nosso aliado como uma ferramenta de auxílio e um pacto pela educação. Por isso, é importante que alunos, professores e profissionais da educação participem da avaliação”” assinatura=”Hélvia Paranaguá, secretária de Educação” esquerda_direita_centro=”esquerda”]

A Secretaria de Educação (SEE) deu início à aplicação dos testes do Sistema de Avaliação da Educação Básica 2021 (Saeb 2021). Participam estudantes do quinto e do nono anos do ensino fundamental e da terceira série do ensino médio. Professores e gestores também colaboram, respondendo questionários sobre seu perfil, atividades desenvolvidas nas escolas, recursos e infraestrutura.

“O Saeb é nosso aliado como uma ferramenta de auxílio e um pacto pela educação. Por isso, é importante que alunos, professores e profissionais da educação participem da avaliação. Essa é uma maneira de contribuir para construirmos a melhor educação da história do DF”, ressalta a secretária de Educação, Hélvia Paranaguá.

O sistema permite realizar o diagnóstico da educação, trazendo dados estatísticos e pedagógicos que formam um indicativo da qualidade do ensino brasileiro. Oferece, ainda, subsídios para a elaboração, o monitoramento e o aprimoramento de políticas educacionais. A Secretaria de Educação vai analisar os dados obtidos e identificar as habilidades e fragilidades dos estudantes.

Arte: Divulgação/Saeb

Quem faz as provas

. A avaliação, aplicada seguindo os protocolos de biossegurança, é realizada de forma censitária na rede pública e de forma amostral na rede privada. É composta por testes onde os participantes respondem questões de matemática e de língua portuguesa. Para ter alunos participando, é preciso que a escola tenha mais de dez estudantes matriculados nos anos e séries avaliadas.

. Todos os alunos de escolas públicas do quinto e do nono ano do ensino fundamental e da terceira série do ensino médio são avaliados em língua portuguesa e matemática.

. Essas mesmas etapas da educação básica são avaliadas por amostra nas escolas privadas.

. Também são aplicadas provas de língua portuguesa e de matemática para o segundo ano do ensino fundamental, mas, neste caso, por amostra em escolas públicas e privadas.

[Olho texto=”Desta edição do Saeb, participam cerca de 70 mil escolas, distribuídas entre os 5.570 municípios brasileiros” assinatura=”” esquerda_direita_centro=”esquerda”]

. Ainda por amostra, há provas nas áreas de ciências humanas e de ciências da natureza para o nono ano do ensino fundamental, em escolas públicas e particulares.

. A avaliação da educação infantil, que ocorreu de modo piloto em 2019, é feita por amostra, por meio de questionários eletrônicos aplicados aos secretários de Educação, diretores e professores dessa etapa.

Exame

O Saeb é realizado pelo Instituto de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep) desde 1990. Os resultados de aprendizagem apurados no Saeb, juntamente com as taxas de aprovação, de reprovação e de abandono, aferidas no censo escolar, compõem o Índice de Desenvolvimento da Educação Básica (Ideb).  Desta edição, participam cerca de 70 mil escolas, distribuídas entre os 5.570 municípios brasileiros.

[Relacionadas esquerda_direita_centro=”direita”]

O Inep estabelece um período para aplicação das provas e as secretarias de Educação do país definem seus próprios calendários, dentro dessa janela. Em 2021, o prazo nacional começou em 8/11 e vai até 10/12. No DF, os testes começaram em 16/11 e seguem até 3/12.

Para saber mais, visite a página do Saeb no site da Secretaria de Educação.

*Com informações da Secretaria de Educação do DF