24/11/2021 às 13:57, atualizado em 24/11/2021 às 13:58

Você também pode melhorar a política alimentar e nutricional do DF

Último dia para inscrição na 5ª Conferência Distrital de Segurança Alimentar e Nutricional é nesta quarta (24). População pode apresentar propostas

Por Agência Brasília* | Edição: Renata Lu

Esta quarta-feira (24) é o último dia para inscrição na 5ª Conferência Distrital de Segurança Alimentar e Nutricional. O encontro será nesta quinta (25) e sexta-feira (26) em formato virtual, para evitar aglomeração e prevenir a covid-19. Participe! Esse é o momento de a população opinar e contribuir para aprimorar a política, os serviços e as ações que garantem alimentação saudável e adequada.

O formulário de inscrição está disponível no site da Secretaria de Desenvolvimento Social (Sedes). O tema deste ano é “A fome e a segurança alimentar e nutricional no Distrito Federal do solo ao prato: avanços e desafios para a conquista da alimentação adequada e da soberania alimentar”.

[Olho texto=”“Tragam as demandas da sua comunidade. A participação do usuário é fundamental na Conferência de Segurança Alimentar e Nutricional do DF. É por meio das contribuições da população que poderemos avaliar a efetividade da política atual e o que podemos aprimorar”” assinatura=”Mayara Noronha Rocha, secretária de Desenvolvimento Social” esquerda_direita_centro=”esquerda”]

Todas as propostas aprovadas na conferência vão servir de base para propor diretrizes e prioridades da política e do III Plano Distrital de Segurança Alimentar e Nutricional para os próximos dois anos. O plano será elaborado posteriormente pela Câmara Intersetorial de Segurança Alimentar e Nutricional (Caisan-DF).

“Chegou o momento. Tragam as demandas da sua comunidade. A participação do usuário é fundamental na Conferência de Segurança Alimentar e Nutricional do DF. É por meio das contribuições da população que poderemos avaliar a efetividade da política atual e o que podemos aprimorar”, reitera a secretária de Desenvolvimento Social, Mayara Noronha Rocha. “Novas políticas que, hoje, são bem-sucedidas, como é o Cartão Prato Cheio e alimentação saudável nas cantinas das escolas, por exemplo, surgiram em debates como esse.”

Preparação

O processo preparatório da 5ª Conferência Distrital de Segurança Alimentar e Nutricional começou em outubro, com um seminário virtual de contextualização para apresentar os dados oficiais e o diagnóstico da atual situação da segurança alimentar e nutricional do Distrito Federal, com base em indicadores de pesquisas e estudos sobre o tema. O objetivo foi dar transparência ao processo e permitir que todos tenham conhecimento dos dados.

A partir deste seminário, começaram os preparativos para viabilizar a Pré-Conferência Distrital de Segurança Alimentar e Nutricional, realizada no último dia 11. No encontro, foram elaboradas 38 propostas para serem debatidas na 5ª Conferência Distrital de Segurança Alimentar e Nutricional.

Todo o processo preparatório foi organizado por representantes da sociedade civil, usuários da política, gestores e integrantes do governo que compõem o Conselho de Segurança Alimentar e Nutricional do DF (Consea-DF).

[Relacionadas esquerda_direita_centro=”direita”]

“A importância da participação da sociedade civil é imensa. É o momento da ratificação das propostas levantadas na pré-conferência e dos elementos que conseguimos levantar no seminário informativo. É muito importante que você traga a sua experiência, independentemente de ter participado da pré-conferência”, reforça o presidente do Consea-DF, José Ivan Mayer de Aquino.

*Com informações da Sedes