25/11/21 14:34
Atualizado em 25/11/21 às 17:51

Cartilha reúne ações no combate à violência doméstica

A iniciativa das secretarias da Mulher e de Segurança Pública celebra os 16 Dias de Ativismo pelo Fim da Violência contra as Mulheres

No mês em que se celebram os 16 Dias de Ativismo pelo Fim da Violência Contra as Mulheres, as secretarias da Mulher e da Segurança Pública reúnem, em uma cartilha, 16 ações do GDF voltadas para o acolhimento e proteção das mulheres em situação de violência doméstica. Acesse a cartilha aqui.

Esta quinta-feira (25) é o Dia Internacional pela Eliminação da Violência contra a Mulher, instituído pela Organização das Nações Unidas (ONU) em 1999. A data faz homenagem às irmãs Mirabal (Pátria, Minerva e Maria Teresa), assassinadas por se oporem à ditadura de Rafael Leónidas Trujillo na República Dominicana. A comemoração tem como objetivo alertar e erradicar os casos de violência contra as mulheres no mundo todo.

A data também marca a abertura do período dedicado aos 16 Dias de Ativismo pelo Fim da Violência Contra as Mulheres, que vai até 10 de dezembro, quando é comemorado o Dia Internacional dos Direitos Humanos.

Trata-se de uma campanha anual e internacional que teve início em 1991, quando ativistas do Instituto de Liderança Global das Mulheres se organizaram para chamar a atenção e mobilizar as comunidades e as organizações de todo o mundo sobre a importância do engajamento na prevenção e na eliminação da violência contra as mulheres e meninas.

*Com informações da Secretaria da Mulher