25/11/2021 às 14:34, atualizado em 25/11/2021 às 17:51

Cartilha reúne ações no combate à violência doméstica

A iniciativa das secretarias da Mulher e de Segurança Pública celebra os 16 Dias de Ativismo pelo Fim da Violência contra as Mulheres

Por Agência Brasília* I Edição: Débora Cronemberger

No mês em que se celebram os 16 Dias de Ativismo pelo Fim da Violência Contra as Mulheres, as secretarias da Mulher e da Segurança Pública reúnem, em uma cartilha, 16 ações do GDF voltadas para o acolhimento e proteção das mulheres em situação de violência doméstica. Acesse a cartilha aqui.

Esta quinta-feira (25) é o Dia Internacional pela Eliminação da Violência contra a Mulher, instituído pela Organização das Nações Unidas (ONU) em 1999. A data faz homenagem às irmãs Mirabal (Pátria, Minerva e Maria Teresa), assassinadas por se oporem à ditadura de Rafael Leónidas Trujillo na República Dominicana. A comemoração tem como objetivo alertar e erradicar os casos de violência contra as mulheres no mundo todo.

[Relacionadas esquerda_direita_centro=”direita”]

A data também marca a abertura do período dedicado aos 16 Dias de Ativismo pelo Fim da Violência Contra as Mulheres, que vai até 10 de dezembro, quando é comemorado o Dia Internacional dos Direitos Humanos.

Trata-se de uma campanha anual e internacional que teve início em 1991, quando ativistas do Instituto de Liderança Global das Mulheres se organizaram para chamar a atenção e mobilizar as comunidades e as organizações de todo o mundo sobre a importância do engajamento na prevenção e na eliminação da violência contra as mulheres e meninas.

*Com informações da Secretaria da Mulher