25/11/2021 às 17:44, atualizado em 25/11/2021 às 17:52

Hospital oferece suporte a mulheres vítimas de agressão

Serviço disponível no HRSM conta com médicos, enfermeiros, psicólogos e assistentes sociais

Por Agência Brasília* | Edição: Rosualdo Rodrigues

A violência contra a mulher afeta a todos e precisa do engajamento da sociedade para ser superada. No Hospital Regional de Santa Maria (HRSM), administrado pelo Instituto de Gestão Estratégica de Saúde do DF (Iges-DF), as mulheres vítimas de violência recebem, desde maio deste ano, assistência por meio de um serviço especializado.

No centro, os profissionais de enfermagem fazem o primeiro contato com as vítimas, que contam também com médicos, psicólogos e assistentes sociais | Fotos: Divulgação/HRSM

Ele é feito por médicos, enfermeiros, psicólogos e assistentes sociais no Centro de Especialidade para Atenção às Pessoas em Situação de Violência Sexual, Familiar e Doméstica (Cepav) Flor do Cerrado, que também dá apoio a crianças e adolescentes. Desde a inauguração, cerca de 300 atendimentos foram realizados.

Nesta quinta-feira (25), Dia Internacional pela Eliminação da Violência contra a Mulher, a chefe do Cepav, Lara Borges, comemora a data com a conclusão do primeiro Grupo Multiprofissional de Mulheres, criado para apoiar as vítimas de agressão: “De outubro a novembro, foram realizados oito encontros semanais com dinâmicas e reflexões, trabalhando temas como os tipos de violência, ciclo da violência, direitos da mulher, autoestima e sentimentos”.

[Numeralha titulo_grande=”300″ texto=”atendimentos, aproximadamente, foram realizados no centro desde a inauguração, em maio” esquerda_direita_centro=”esquerda”]

Em todos os casos, são os profissionais de enfermagem que fazem o primeiro contato com as vítimas. “Nesse momento, eles recolhem as informações necessárias para iniciar o atendimento da vítima e avaliam quais os primeiros encaminhamentos relacionados à saúde e de proteção devem ser feitos”, ela explica. Em seguida, os pacientes passam a receber, de forma individual ou em grupo, o atendimento psicossocial.

Para ter acesso ao serviço, basta a vítima buscá-lo de forma espontânea (quando a vítima procura a instituição) ou por meio de encaminhamento realizado por outras instituições, como conselho tutelar, escolas, órgãos judiciais e unidades básicas de saúde (UBSs).

Data internacional

O Dia Internacional pela Eliminação da Violência contra a Mulher foi instituído pela Organização das Nações Unidas (ONU) em 1999 e é celebrado anualmente no dia 25 de novembro. A data faz homenagem às irmãs Mirabal (Pátria, Minerva e Maria Teresa), assassinadas por se oporem à ditadura de Rafael Leónidas Trujillo na República Dominicana.

[Relacionadas esquerda_direita_centro=”direita”]

A comemoração tem como objetivo alertar e erradicar os casos de violência contra as mulheres no mundo todo. Segundo a Organização Mundial de Saúde (OMS), a definição de violência contra a mulher é todo ato de violência baseado no gênero que tem como resultado o dano físico, sexual e psicológico, incluindo ameaças, coerção e privação arbitrária da liberdade, seja na vida pública ou na vida privada.

Serviço
Flor do Cerrado/HRSM
Local: Prédio anexo à entrada principal do Hospital Regional de Santa Maria
Telefone: 4042-7770 – ramal 5525
Email: cepavflordocerrado@gmail.com