26/11/2021 às 18:18, atualizado em 26/11/2021 às 18:42

Livre dos buracos, Polo JK de Santa Maria retoma o movimento

Vias do centro de distribuição industrial danificadas pelas chuvas recebem manutenção; já foram utilizadas 14 toneladas de massa asfáltica

Por Hédio Ferreira Júnior, da Agência Brasília | Edição: Chico Neto

As enxurradas das últimas chuvas chegaram arrancando a capa asfáltica do Polo JK, em Santa Maria. Centro de distribuição industrial do Distrito Federal, a região tem um fluxo intenso de caminhões responsáveis pela distribuição de materiais e produtos produzidos por ali. As fissuras no asfalto estavam criando pequenas “piscinas” nas pistas e colocando em risco a travessia dos veículos que trafegam com carga pesada.

Antes, vias esburacadas prejudicavam a circulação de todos | Fotos: GDF Presente

Diante disso, o Governo do Distrito Federal (GDF), por meio da Companhia Urbanizadora da Nova Capital (Novacap) e do programa GDF Presente, iniciou esta semana um trabalho de recomposição e tapa-buracos nas vias da região, garantindo a segurança de motoristas que trafegam por lá e evitando despesas às empresas instaladas no polo.

Reparos foram feitos em tempo hábil, restabelecendo a segurança

[Olho texto=”“É uma área de grandes empresas que geram empregos, em sua maioria ocupados por trabalhadores da própria cidade” ” assinatura=”Marileide Romão, administradora de Santa Maria” esquerda_direita_centro=”direita”]

“Os prejuízos eram muitos, desde gastos com a manutenção dos veículos nossos e de fornecedores, atrasos nas entregas, insatisfação dos nossos clientes e dificuldade de acesso ao nosso centro de distribuição”, conta o consultor de uma empresa de informática e fotografia Rogério Neves, 33 anos. “A melhoria, agora, é evidente e já celebrada pelos nossos colaboradores”.

Manutenção

Somente no primeiro dia da manutenção, quinta-feira (25), foram aplicadas nove toneladas de massa asfáltica. Nesta sexta (26), foram mais cinco toneladas. Quinze pessoas estão envolvidas nas obras de manutenção, entre servidores da Novacap, responsável pela execução, e os da parceria entre os polos Central Adjacente 3 e Sul 2 do GDF Presente, que cuidaram do planejamento.

“As águas das grandes chuvas descem com força pelas vias”, explica o coordenador do Polo Central Adjacente 3, Alexandro César, que reforçou a equipe de trabalho. “Como o trânsito de veículos pesados por ali é intenso, o asfalto, por melhor que seja, não resiste. Daí nosso trabalho de manutenção ser necessário.”

[Relacionadas esquerda_direita_centro=”esquerda”]

A administradora regional de Santa Maria, Marileide Romão, diz que a manutenção no centro de distribuição industrial da cidade é um cuidado com quem investe e com quem trabalha na região.

“É uma área de grandes empresas que geram empregos, em sua maioria ocupados por trabalhadores da própria cidade”, avalia. “É um cuidado com empregadores e empregados, uma determinação do governador Ibaneis Rocha”.  Confira o vídeo com outras ações do GDF Presente: