30/11/2021 às 10:33

Dia do Evangélico: destaque na contribuição da religião em projetos sociais

Religiosos atuam em áreas como prevenção às drogas, assistência social, atendimento a pessoas em situação de rua e proteção a crianças e adolescentes

Por Agência Brasília * I Edição: Carolina Jardon

Nesta terça-feira (30), o Distrito Federal celebra o Dia do Evangélico, criado pela Lei Distrital nº 893/1995 para homenagear esta crença do cristianismo que conta com milhares de igrejas e seguidores em todo o mundo.  Segundo dados da Companhia de Planejamento do Distrito Federal (Codeplan), mais de 800 mil evangélicos vivem no DF, o que equivale a 30,8% da população. A proposta desta data também é reconhecer a contribuição dos evangélicos para o atendimento de demandas sociais, como explica a Secretaria de Justiça e Cidadania (Sejus), Marcela Passamani.

“É inegável que a religião tem um papel importante no campo social. Diversos órgãos do Governo do Distrito Federal, inclusive a Sejus, recebem o apoio dos evangélicos e de outros segmentos religiosos em muitas áreas, como prevenção às drogas e à violência, assistência social, atendimento a pessoas em situação de rua e proteção a crianças e adolescentes. Portanto, usamos esta data para reconhecer todo esse apoio e trabalho conjunto para a construção de uma sociedade mais justa e solidária”, acrescenta.

Além de homenagear os adeptos do protestantismo, o Dia do Evangélico também representa uma oportunidade para ampliar os debates sobre a liberdade de crenças e combate à intolerância religiosa. Esses temas são tratados em âmbito governamental na Sejus, por meio da Subsecretaria de Direitos Humanos e Igualdade Racial, que tem entre seus compromissos promover uma cultura de respeito à diversidade de religiões no DF.

* Com informações da Sejus