01/12/2021 às 21:14

Novacap inaugura sala do Instituto Recomeçar

Órgão, que já atua em SP e PE, tem o objetivo de reintegrar à sociedade egressos do sistema prisional

Por Agência Brasília* I Edição: Carolina Jardon

Foi inaugurada hoje (1º), na Novacap, a sala do Instituto Recomeçar. Fundado em 2015 na cidade de Poá (SP), a organização social, que também atua em Recife (PE), deu início às suas atividades no Distrito Federal em abril deste ano.

O instituto tem o objetivo de reintegrar à sociedade egressos do sistema prisional que cumpriram suas penas e buscam apoio para retomarem o convívio em sociedade, mas não têm oportunidades para reencontrar esse caminho.

A Novacap é o órgão do governo que possui o maior número de egressos contratados | Foto: divulgação 

A Novacap é o órgão do governo que possui o maior número de egressos contratados. Cerca de 340 profissionais atuam em funções administrativas, serviços gerais, construção civil – em obras feitas pelas cidades – e no viveiro de cultivo de mudas, onde atualmente trabalham 60 mulheres.

“Hoje temos 60 egressas trabalhando no viveiro e, em breve, atenderemos 200. E é com imensa alegria que abrimos este espaço na Novacap para receber o Instituto Recomeçar. Esta é uma causa que vai ao encontro de tudo que o governador Ibaneis Rocha e a primeira-dama Mayara Noronha pregam sobre a ressocialização. Me sinto honrado em ver o GDF, por meio da Novacap, abrindo portas para uma causa social tão importante que tem como principal objetivo ajudar ao próximo”, destacou o presidente da Novacap, Fernando Leite.

Representando a primeira-dama do DF, Mayara Noronha, a subchefe de Políticas Sociais e Primeira Infância, Anucha Soares, destacou a importância do trabalho realizado pelo instituto: “O Recomeçar já tem um trabalho consolidado, algo que nos traz maior segurança para recebê-lo no GDF e iniciarmos este trabalho pelo qual a primeira-dama tem muito carinho e respeito. Parabéns, Novacap, pela iniciativa e também a todos vocês, egressos, que estão aqui presentes, por abraçarem a oportunidade e acreditarem que podem recomeçar”.

“A Novacap é nosso maior contrato da Funap. Quero parabenizá-la por abrir esta porta e apoiar o trabalho de ressocialização.  Atualmente, não temos nenhuma menina na fila de espera por uma oportunidade de emprego. Agradeço às equipes da Novacap, da Funap, da primeira-dama, da Depen por essa parceria e apoio”, destacou a diretora da Fundação de Amparo ao Trabalhador Preso (Funap), Dra. Deuselita Martins.

Através do tripé: acolhimento, qualificação e oportunidade, o Instituto Recomeçar transforma pessoas desacreditadas em colaboradores capacitados e engajados dentro do mercado de trabalho.

Presente no evento, o coordenador de Política Social de Atenção ao Egresso do Departamento Penitenciário Nacional (Depen), Cezar Augusto Delmontes, elogiou a participação da Novacap frente à parceria e apoio ao Sistema Penitenciário: “A parceria entre sociedade civil e Estado é um grande passo que gera muitos frutos para o Distrito Federal. Parabenizo o Instituto Recomeçar e a Novacap por esta iniciativa. Que ela seja frequente e que este projeto se expanda para alcançar o maior número possível de pessoas”.

“Este é um passo muito importante para o DF. Que a sociedade possa contribuir, cada vez mais, com o sistema prisional, porque essa é uma missão que vale a pena. Desejo que todos possam, através de mais encontros como esse, terem a oportunidade de recomeçar”, pontuou o diretor de Políticas Penitenciárias do Depen, Sandro Abel.

“ Muitas pessoas serão transformadas com essa iniciativa do governo. Começa hoje, um novo legado para o Instituto Recomeçar”, comemorou Flávio Almeida, CEO da Organização “Coletivo Mutirõ”, parceira do instituto.  

Informações

O instituto está instalado na Sede da Novacap e funcionará de segunda a sexta-feira, de 9h às 16h, com turmas de 10 alunos. Os cursos oferecidos serão dados em parceria com o Senai e o atendimento é exclusivo para os egressos que trabalham na Novacap.

“Hoje é um dia de muita felicidade para nós. Receber esse acolhimento do Governo do Distrito Federal, por meio da Novacap, nos motiva a continuar acreditando que devemos lutar pelo resgate das pessoas. Nós qualificamos e empoderamos egressos para que eles possam estruturar um novo caminho social, emocional e profissional, chegando ao sucesso a partir de suas escolhas. Nosso sentimento hoje é de muita gratidão”, concluiu Thaíse Miguel, coordenadora-regional do Instituto Recomeçar.

*Com informações da Novacap