02/12/2021 às 20:05, atualizado em 02/12/2021 às 20:14

Retiradas 24 toneladas de lixo orgânico das quadras 700 da Asa Norte

Programa reforça ação para minimizar estragos das fortes e volumosas chuvas. População precisa ajudar não descartando lixo nas ruas

Por Flávio Botelho, da Agência Brasília I Edição: Débora Cronemberger

De maneira emergencial ou preventiva, o GDF Presente reforçou a sua atuação depois das fortes chuvas que atingiram diversas partes do Distrito Federal nos últimos dias. No Plano Piloto e em São Sebastião, as equipes do programa realizaram trabalhos como recolhimento de lixo verde e materiais orgânicos e recuperação de vias não pavimentadas.

No Plano Piloto, um trabalho preventivo de desobstrução de bocas de lobo recolheu toneladas de folhas e material orgânico | Foto: Divulgação/GDF Presente

No Plano Piloto, um trabalho preventivo de desobstrução de bocas de lobo recolheu aproximadamente 24 toneladas de folhas e material orgânico das ruas e calçadas próximas às quadras 700 do início da Asa Norte. O coordenador do Polo Central Adjacente III, Alexandre César, ressalta o motivo do serviço.

“Essa é uma estratégia preventiva para que as folhas não venham a obstruir as bocas de lobo, fazendo com que as águas das chuvas passem tranquilamente sem nenhum tipo de impedimento físico e, assim, não causem maiores danos nas quadras”, afirma. O trabalho, segundo ele, vai continuar ao longo de toda a semana.

Em São Sebastião, as equipes do GDF Presente realizaram um trabalho de manutenção de vias não pavimentadas no Morro da Cruz, que também sofreram com as consequências das últimas chuvas. “Fizemos esse esforço para garantir vias tranquilas e seguras para os ônibus escolares que trafegam pela região”, ressalta o coordenador do Polo Leste, Leandro Cardoso.

O Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet) emitiu um comunicado alertando os moradores do DF para possíveis pancadas de chuva entre 30 a 60 mm/h, que causam risco de alagamentos, deslizamentos de encostas e transbordamento de rios. A Defesa Civil também solicitou à população para redobrar a atenção nos próximos dias.

[Relacionadas esquerda_direita_centro=”direita”]

Além disso, as comportas da Barragem do Lago Paranoá foram abertas em 20 centímetros na última segunda (29). Para se cadastrar e receber as mensagens da Defesa Civil, basta enviar uma mensagem de texto (SMS) do seu celular para o número 40199, com o CEP da sua região.