3/12/21 16:16
Atualizado em 3/12/21 às 18:20

Orientadores educacionais recebem homenagem

Profissionais receberam moção de louvor durante evento alusivo ao Dia Nacional do Orientador

1.082 Número de orientadores educacionais da rede pública do DF

Em comemoração ao Dia Nacional do Orientador Educacional, 4 de dezembro, a Câmara Legislativa do Distrito Federal (CLDF) promoveu uma sessão solene e entregou moções de louvor a representantes da categoria. Presente à cerimônia, a secretária de Educação, Hélvia Paranaguá, parabenizou os orientadores da rede pública de ensino.  “[São] profissionais fundamentais para o processo de educação e sucesso dos alunos”, disse. “Trabalham para que, de fato, o ensino oferecido tenha qualidade. Nós agradecemos a cada um pela dedicação e cuidado com nossos estudantes”.

Sessão solene na Câmara Legislativa do DF destacou a atuação dos profissionais da área | Foto: Mary Leal/SEE

Atualmente, a rede pública do DF conta com 1.082 orientadores educacionais. “Atuam em várias frentes para que haja a interação no ambiente escolar”, ressaltou a secretária de Educação. “São profissionais importantes para que a relação entre professores, estudantes e familiares aconteça da melhor maneira possível”.

O presidente da CLDF, deputado distrital Rafael Prudente, aproveitou para anunciar: “Vamos trabalhar para que seja autorizada a realização de um concurso público para essa carreira. São profissionais com extrema responsabilidade”.

Dedicação  

A orientação educacional atua nos eixos de ações institucionais, junto ao professor, junto às famílias, junto ao estudante e em rede. São os profissionais da área que, muitas vezes, estão à frente de tarefas consideradas estratégicas, como a atuação na garantia de direitos dos estudantes de todas as idades, desde a educação infantil até a educação de jovens e adultos (EJA).

“Nada mais justo que esta sessão solene para agradecer a dedicação desses profissionais”, pontuou a subsecretária de Educação Básica, Solange Foizer. “Incentivam a participação dos estudantes no sistema de aprendizagem, trabalham a cultura de paz na escola, desenvolvem a comunidade escolar de maneira amigável. Agregam tarefas que são primordiais para a vida acadêmica”.

Representando os profissionais, a gerente de Orientação Educacional da Secretaria de Educação, Erika Araújo, agradeceu pela homenagem e lembrou o trabalho que tem sido realizado em toda a rede. “Temos uma equipe unida e que busca sempre o melhor para os estudantes, afinal eles são o motivo de estarmos aqui”, declarou.

*Com informações da Secretaria de Educação