07/12/2021 às 10:09, atualizado em 07/12/2021 às 11:47

Quadra 8 de Sobradinho terá novo estacionamento e calçadas

Ao todo serão 45 vagas para carros, motos e paraciclos, além de mais árvores

Por Agência Brasília * I Edição: Carolina Jardon

A Quadra 8 de Sobradinho terá um novo estacionamento com 45 vagas, voltado para carros, motos e paraciclos, além de mais calçadas qualificadas para a circulação dos pedestres e a arborização para sombrear a área pública.

As melhorias estão previstas no projeto de sistema viário elaborado pela Administração Regional de Sobradinho para requalificar o espaço e atender a demanda local. A proposta foi aprovada pela Portaria n° 112, publicada nesta segunda-feira (6) pela Secretaria de Desenvolvimento Urbano e Habitação (Seduh) no Diário Oficial do Distrito Federal (DODF).

O objetivo do projeto é melhorar o trânsito de veículos e pedestres que utilizam diversos serviços próximos da quadra, gerados principalmente pelo comércio. O estacionamento será implantado no entorno do lote da Área Reservada 2, entre a Rua 4 e o conjunto D.

Já as novas calçadas ao redor do estacionamento terão pisos táteis, rampas e sinalização para pedestres, garantindo a mobilidade com segurança. Quanto à arborização, é previsto no local tratamento paisagístico, gramas e a plantação de árvores com desenvolvimento rápido, como das espécies Oiti (Licania tomentosa) e Pata-de-Vaca (Bauhinia forficata).

“Além de ofertar mais vagas de estacionamento, o projeto impactará positivamente na qualificação do espaço público, melhorando a paisagem urbana, promovendo segurança e bem-estar da população. A ideia é garantir a mobilidade de todos, com caminhos contínuos e mais acessibilidade”, explicou a coordenadora de Aprovação de Projetos de Urbanização da Seduh, Caroline Fernandes.

[Relacionadas esquerda_direita_centro=”esquerda”]

Como morador da cidade há mais de 50 anos, o administrador regional de Sobradinho, Abílio Castro, afirma que se orgulha de todo projeto que melhore a urbanização e a acessibilidade da região.

“A Quadra 8 é uma das que possuem o maior fluxo de pessoas em horário comercial. Mais áreas de estacionamento significa mais comodidade para as pessoas que frequentam o local”, destacou.

Próximos passos

A aprovação do projeto era o último passo a ser concluído pela Seduh, que encaminhará a proposta à Administração Regional de Sobradinho. Esta será responsável por dar andamento às próximas questões, como orçamento e licitação da obra.

* Com informações da Seduh-DF