Fale com o Governo Ações em Destaques

7/12/21 às 13:56

Sai resultado final sobre gestão do I Prêmio Candango

Instituto Cultural Casa de Autores obteve a maior pontuação para administrar a premiação, prevista para o primeiro semestre de 2022

Agência Brasília* I Edição: Débora Cronemberger

O I Prêmio Candango de Literatura, previsto ainda para o primeiro semestre de 2022, está mais próximo. A Secretaria de Cultura e Economia Criativa (Secec) publicou, no Diário Oficial do Distrito Federal (DODF) desta terça-feira (7), o resultado final do edital nº 30/2021, que selecionou a Organização da Sociedade Civil (OSC) responsável pela gestão da premiação.

R$ 1 milhão é o total de recursos destinados ao I Prêmio Candango de Literatura, que terá seis categorias

O Instituto Cultural Casa de Autores obteve a maior pontuação entre as OSCs inscritas, e vai gerenciar, em parceria com a Secec, todas as etapas do concurso. “O Candango tem o objetivo de valorizar autores que escrevem em língua portuguesa, de qualquer país, especialmente nesse momento delicado que vivemos”, explica o secretário de Cultura e Economia Criativa, Bartolomeu Rodrigues.

O titular da pasta vislumbra ainda que o certame conte com a participação da Comunidade dos Países de Língua Portuguesa (CPLP), que possui representação diplomática de seis dos nove países-membros no Brasil.

Acesse na íntegra o resultado final.

“Brasília possui inúmeros autores e poetas reconhecidos nacional e internacionalmente. Esse intercâmbio com países de língua portuguesa enriquece a cultura do DF e é o primeiro passo da Secretaria de Cultura e Economia Criativa para colocar a cidade no calendário da literatura mundial”, defende a assessora de relações institucionais da pasta, Beth Fernandes e membro da comissão de seleção que julgou as propostas.

Com aporte de R$ 1 milhão, o I Prêmio Candango de Literatura vai contemplar obras de autores de língua portuguesa em seis categorias – Romance, Poesia, Conto, Prêmio Brasília, Capa e Projeto Gráfico –, além de duas linhas destinadas a iniciativas de incentivo à leitura (Geral e PcD/Pessoa com Deficiência).

Estão previstos eventos oficiais de lançamento do prêmio com repercussão internacional, solenidade de abertura e encerramento. A OSC será responsável ainda por premiar os autores de todas as categorias selecionadas pelo júri oficial, em dinheiro e com o Troféu Candango de Literatura.

O Prêmio Candango de Literatura alinha a Secretaria de Cultura e Economia Criativa à Política Nacional de Leitura e Escrita no Brasil (lei nº 13.696), que reconhece a prática da leitura e da escrita como um direito para exercer plenamente a cidadania.

O certame entra agora na fase de habilitação, em que a OSC selecionada será convocada para apresentar a documentação necessária em até cinco dias corridos.

*Com informações da Secretaria de Cultura e Economia Criativa

Últimas Notícias