08/12/2021 às 19:39, atualizado em 08/12/2021 às 22:02

Curso qualifica jovens do campo para gestão de negócios

Realizada pela Emater-DF em parceria com o IFB, formação é parte do programa Filhos deste Solo, que visa evitar o êxodo rural

Por Agência Brasília* | Edição: Rosualdo Rodrigues

O programa de empreendedorismo e sucessão rural Filhos deste Solo, da Empresa de Assistência Técnica e Extensão Rural do Distrito Federal (Emater-DF), está qualificando mais de 20 jovens na construção e execução de um plano de negócios.

O curso,  que tem duração de 20 horas-aula, é o primeiro em formato presencial realizado pelo Instituto Federal de Brasília (IFB) desde o início da pandemia | Fotos: Divulgação/Emater-DF

O objetivo do curso é a inclusão socioeconômica, geração de renda e a realização pessoal e profissional por meio da gestão do próprio empreendimento. Voltado a jovens ligados ao campo, o programa visa diminuir o êxodo rural e mostrar alguns caminhos para estruturar um negócio e empreender com maior possibilidade de sucesso no campo.

[Olho texto=”“A capacitação de jovens na área rural faz parte das orientações do GDF de instituir políticas públicas capazes de melhorar as condições de vida no campo e de garantir a sucessão rural nas propriedades agropecuárias”” assinatura=”Denise Fonseca, presidente da Emater-DF” esquerda_direita_centro=”esquerda”]

O curso, que tem duração de 20 horas-aula, termina nesta sexta-feira (10) e está sendo ministrado em parceria com o Instituto Federal de Brasília (IFB), no campus de Planaltina. A grade está dividida em nove palestras com os temas: Sucessão familiar, Associativismo e cooperativismo, Marketing no agro, Pesquisa de mercado (partes 1 e 2), Viabilidade do negócio, Políticas públicas, Entendendo meu negócio e Exportação no agro.

Com as aulas, o curso vai auxiliar os alunos na construção de um plano de negócio que também fará parte da disciplina de Administração rural do curso de Técnico em agropecuária avançado, do instituto. O plano de negócios ajudará o empreendedor a saber se a ideia é viável.

Também o auxiliará na busca por informações mais detalhadas sobre o setor, produtos e/ou serviços que serão oferecidos, clientes, concorrentes e fornecedores. Um dos principais benefícios de elaborar um plano de negócios é descobrir os pontos fortes e fracos da proposta de negócio.

Desde o início da pandemia, é o primeiro curso ofertado pelo IFB no formato presencial, seguindo todos os protocolos de segurança sanitária. Os alunos tiveram de apresentar o comprovante de imunização no ato da inscrição.

[Numeralha titulo_grande=”240″ texto=”jovens de todo o DF, entre 16 e 29 anos, já foram capacitados pelo projeto Filhos deste Solo” esquerda_direita_centro=”direita”]

O gerente de Desenvolvimento Econômico da Emater-DF, Frederico Neves, foi responsável pelas palestras de Viabilidade do negócio e Políticas públicas. “Nas aulas presenciais, conseguimos ter a certeza de que os alunos estão focados no conteúdo. Além disso, há maior interação entre nós, tanto nas aulas quanto nos intervalos. Isso é algo que fica empobrecido no formato on-line”, ressalta Neves.

Filhos deste Solo

O programa de empreendedorismo rural Filhos deste Solo foi criado pela Emater-DF em 2019, com objetivo de apoiar a permanência dos jovens no campo, com condições dignas, por meio de incentivo na condução de negócios bem-sucedidos, dotando-os de competências e habilidades, com novas perspectivas culturais, sociais e empreendedoras dentro da própria comunidade.

“A capacitação de jovens na área rural faz parte das orientações do Governo do Distrito Federal de instituir políticas públicas capazes de melhorar as condições de vida no campo e de garantir a sucessão rural nas propriedades agropecuárias”, afirmou a presidente da Emater-DF, Denise Fonseca.

[Relacionadas esquerda_direita_centro=”esquerda”]

O programa, que já contou com outros parceiros, tem sido executado em parceria com o IFB. Ao todo, já foram capacitados 240 jovens, entre 16 e 29 anos, de todo o DF. Só podem participar pessoas que sejam ligadas de alguma forma a uma propriedade rural – ser proprietário, agricultor, filho de agricultor ou funcionário de empresa ou propriedade rural.

*Com informações da Emater-DF