08/12/2021 às 16:32

GDF inaugura 20 Espaços Criança com apoio da Embaixada da China

Ação é fruto da articulação do Escritório de Assuntos Internacionais

Por Agência Brasília* I Edição: Rosualdo Rodrigues

[Olho texto=”“Quando adotamos um Espaço Criança, estamos dando condições para que essas crianças estejam em ambientes lúdicos, onde se pode trabalhar suas emoções, as relações sociais, a criatividade e muitas outras coisas”” assinatura=”Mayara Noronha Rocha, secretária de Desenvolvimento Social” esquerda_direita_centro=”esquerda”]

Um evento on-line realizado nesta quarta-feira (8) inaugurou 20 Espaços Criança no Distrito Federal. Por intermédio do Escritório de Assuntos Internacionais (EAI) do Governo do Distrito Federal (GDF), a Embaixada da China doou livros, brinquedos e outros artigos infantis para compor os espaços em 18 unidades básicas de saúde (UBS) e dois Centros de Referência de Assistência Social (Cras).

A parceria entre GDF e embaixada chinesa ocorre como parte da iniciativa Adote um Espaço Criança, que integra a campanha Vem Brincar Comigo, realizada anualmente pela Subchefia de Políticas Sociais e Primeira Infância (SPSPI).

Presente no evento, a primeira-dama e secretária de Desenvolvimento Social, Mayara Noronha Rocha, lembrou que a China participa da campanha há três anos consecutivos. “Essa é a prova de que solidariedade é um ato que ultrapassa fronteiras”, afirmou.

“Quando adotamos um Espaço Criança, estamos dando condições para que essas crianças estejam em ambientes lúdicos, onde se pode trabalhar suas emoções, as relações sociais, a criatividade e muitas outras coisas”, explica a secretária, que também agradeceu o empenho da chefe do EAI, Renata Zuquim, “nosso grande elo com as embaixadas e organismos internacionais”.

A inauguração em evento on-line contou com participação de representantes de todas as UBSs contempladas com novos Espaços Criança | Foto: Divulgação/EAI

Para Zuquim, a cooperação internacional é fundamental para o desenvolvimento de políticas públicas eficazes. “O GDF não mede esforços para promover a integração entre Brasília e as representações diplomáticas aqui residentes, porque acreditamos que a troca de experiências e boas práticas entre os países pode contribuir muito no desenvolvimento de políticas públicas de excelência”, acredita.

“Além disso, as parcerias e meios de implementação fazem parte dos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável, o ODS 17, e impactam diretamente no cumprimento de outros ODS, como o 10, que trata a respeito da redução das desigualdades, e o 3, sobre saúde e bem-estar. Por isso, essa iniciativa mostra na prática o comprometimento do GDF com a Agenda 2030 e como os ODS norteiam nossas ações”, completa a chefe do EAI.

[Relacionadas esquerda_direita_centro=”esquerda”]

A embaixatriz da China, Lu Yanliu, agradeceu a oportunidade de contribuir com o Vem Brincar Comigo. “É com grande satisfação que represento a Embaixada da China na adoção desses Espaços Criança. Por causa da pandemia não temos tido a oportunidade de nos reunir, mas tenho acompanhado e apreciado o trabalho do GDF”, diz. Além das autoridades, os representantes das UBS também participaram da cerimônia virtual.

*Com informações do Escritório de Assuntos Internacionais do GDF