8/12/21 16:32
Atualizado em 8/12/21 às 16:32

GDF inaugura 20 Espaços Criança com apoio da Embaixada da China

Ação é fruto da articulação do Escritório de Assuntos Internacionais

“Quando adotamos um Espaço Criança, estamos dando condições para que essas crianças estejam em ambientes lúdicos, onde se pode trabalhar suas emoções, as relações sociais, a criatividade e muitas outras coisas”Mayara Noronha Rocha, secretária de Desenvolvimento Social

Um evento on-line realizado nesta quarta-feira (8) inaugurou 20 Espaços Criança no Distrito Federal. Por intermédio do Escritório de Assuntos Internacionais (EAI) do Governo do Distrito Federal (GDF), a Embaixada da China doou livros, brinquedos e outros artigos infantis para compor os espaços em 18 unidades básicas de saúde (UBS) e dois Centros de Referência de Assistência Social (Cras).

A parceria entre GDF e embaixada chinesa ocorre como parte da iniciativa Adote um Espaço Criança, que integra a campanha Vem Brincar Comigo, realizada anualmente pela Subchefia de Políticas Sociais e Primeira Infância (SPSPI).

Presente no evento, a primeira-dama e secretária de Desenvolvimento Social, Mayara Noronha Rocha, lembrou que a China participa da campanha há três anos consecutivos. “Essa é a prova de que solidariedade é um ato que ultrapassa fronteiras”, afirmou.

“Quando adotamos um Espaço Criança, estamos dando condições para que essas crianças estejam em ambientes lúdicos, onde se pode trabalhar suas emoções, as relações sociais, a criatividade e muitas outras coisas”, explica a secretária, que também agradeceu o empenho da chefe do EAI, Renata Zuquim, “nosso grande elo com as embaixadas e organismos internacionais”.

A inauguração em evento on-line contou com participação de representantes de todas as UBSs contempladas com novos Espaços Criança | Foto: Divulgação/EAI

Para Zuquim, a cooperação internacional é fundamental para o desenvolvimento de políticas públicas eficazes. “O GDF não mede esforços para promover a integração entre Brasília e as representações diplomáticas aqui residentes, porque acreditamos que a troca de experiências e boas práticas entre os países pode contribuir muito no desenvolvimento de políticas públicas de excelência”, acredita.

“Além disso, as parcerias e meios de implementação fazem parte dos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável, o ODS 17, e impactam diretamente no cumprimento de outros ODS, como o 10, que trata a respeito da redução das desigualdades, e o 3, sobre saúde e bem-estar. Por isso, essa iniciativa mostra na prática o comprometimento do GDF com a Agenda 2030 e como os ODS norteiam nossas ações”, completa a chefe do EAI.

A embaixatriz da China, Lu Yanliu, agradeceu a oportunidade de contribuir com o Vem Brincar Comigo. “É com grande satisfação que represento a Embaixada da China na adoção desses Espaços Criança. Por causa da pandemia não temos tido a oportunidade de nos reunir, mas tenho acompanhado e apreciado o trabalho do GDF”, diz. Além das autoridades, os representantes das UBS também participaram da cerimônia virtual.

*Com informações do Escritório de Assuntos Internacionais do GDF