09/12/2021 às 14:21

Lançado mapeamento para rastrear o carnaval de rua

Iniciativa tem como meta reunir elementos para elaborar políticas públicas culturais

Por Agência Brasília* | Edição: Chico Neto

Em diálogo aberto com a cadeia produtiva do carnaval, a Secretaria de Cultura e Economia Criativa (Secec) lança um mapeamento para rastrear o carnaval de rua e seu alcance das atividades na extensão do Distrito Federal. A ação envolve blocos, plataformas, fanfarras, rodas de samba e blocos de matrizes carnavalescas tradicionais.

O objetivo é fazer uma radiografia dessas atividades para traçar políticas públicas, independentemente da interrupção ou não do evento em 2022 por conta da pandemia de covid-19.

[Relacionadas esquerda_direita_centro=”direita”]

A iniciativa é da Subsecretaria de Difusão e Diversidade Cultural (SDDC), que, neste semestre, promoveu um seminário de carnaval para ouvir representantes das escolas de sambas e blocos tradicionais.

Neste ano, a Secec segue com duas ações para reestruturar o carnaval das escolas de samba, interrompido em 2015. A primeira é o edital Escola de Carnaval, que, com orçamento de R$ 1,5 milhão, foi criado para capacitar mão de obra. A segunda é o edital de fortalecimento do carnaval tradicional, com aporte de R$ 3,95 milhões.

*Com informações da Secretaria de Cultura e Economia Criativa