10/12/2021 às 19:21

Primeiro ciclo do projeto Nos Caminhos de Ogum será neste fim de semana

Evento vai promover conscientização de jovens de religiões de matrizes africanas sobre emprego, renda e questões de gênero e raça

Por Agência Brasília* | Edição: Saulo Moreno

[Olho texto=”“Sabemos que ter uma oportunidade de emprego muda a mente dos jovens. A Sejus quer contribuir positivamente para a reflexão, conscientização e construção de alternativas para o enfrentamento dos problemas da desigualdade social, liberdade de crença e o protagonismo da juventude”” assinatura=”Marcela Passamani, secretária de Justiça e Cidadania” esquerda_direita_centro=”direita”]

O primeiro ciclo de debates sobre emprego, renda e questões de gênero e raça pelo projeto Nos Caminhos de Ogum será neste sábado (11) e domingo (12), com a participação de jovens e adultos de 17 a 34 anos das Comunidades e Unidades Tradicionais de Planaltina. O Nos Caminhos de Ogum tem apoio da Secretaria de Justiça e Cidadania (Sejus) e objetiva disseminar informações sobre o mundo do trabalho e sobre a valorização das entidades de matriz africana no DF, também como forma de conscientização contra a intolerância religiosa.

“Sabemos que ter uma oportunidade de emprego muda a mente dos jovens. A Sejus quer contribuir positivamente para a reflexão, conscientização e construção de alternativas para o enfrentamento dos problemas da desigualdade social, liberdade de crença e o protagonismo da juventude”, afirma a secretária de Justiça e Cidadania, Marcela Passamani.

“As religiões de matrizes africanas fazem parte da história do nosso povo. Por esse motivo, a Sejus vem trabalhando de forma assertiva com políticas públicas voltadas a jovens desse segmento. É de suma importância para as comunidades tradicionais de matrizes africanas tomarem a si maior responsabilização, abrindo espaço para o debate público franco e colocando à frente a juventude de terreiro para que se aproprie do seu próprio futuro”, complementou o subsecretário de Políticas de Direitos Humanos e de Igualdade Racial, Juvenal Araújo.

O evento será na rodovia DF 130, km 05, Núcleo Rural Sítio Agrovale e Chácara 04, em Planaltina – DF. Também haverá transmissão pelo perfil de Instagram @xaxaradeprata. O segundo ciclo do projeto “Nos Caminhos de Ogun – Juventude, Trabalho/Emprego e Renda” está previsto para 15 e 16 de janeiro de 2022, no mesmo endereço.

[Relacionadas esquerda_direita_centro=”esquerda”]

Contexto histórico

Ogum é considerado o senhor do ferro, das forjas, da metalurgia, da agricultura e da tecnologia. É o pai da ciência e invocado para proteger as casas e abrir nossos caminhos para o trabalho, para a vida digna e para a manutenção da comunidade. É uma força ancestral africana, trazida por humanos escravizados.

Serviço
– Ciclo 1: Nos Caminhos de Ogun – Juventude, Trabalho/Emprego e Renda
– Datas: 11 e 12/12 – Sábado e domingo
– Horário: 9h30 às 18h
– Local: Rodovia DF 130, km 05, Núcleo Rural Sítio Agrovale e Chácara 04, Planaltina – DF
– Transmissão pelo Instagram
– Para acesso à programação, clique aqui

*Com informações da Secretaria de Justiça e Cidadania do DF