11/12/2021 às 14:04, atualizado em 11/12/2021 às 14:33

Depois do novo asfalto, Paulo Hungria recebe obras de paisagismo

A Novacap planta 5 mil metros de grama na avenida, uma das principais do Gama

Por Marlene Gomes, da Agência Brasília I Edição: Débora Cronemberger

A Avenida Paulo Hungria, no Gama, está recebendo serviços de paisagismo. Serão plantados 5 mil metros de grama, 50 mudas de ipês e outras 100 mudas de arbustos diversos. A ação está sendo feita pela Companhia Urbanizadora da Nova Capital (Novacap) e envolve 20 trabalhadores do Departamento de Parques e Jardins (DPJ).

A Avenida Paulo Hungria está ganhando serviço de paisagismo, com 5 mil metros de grama, 50 mudas de ipês e outras 100 mudas de arbustos | Fotos: Joel Rodrigues/Agência Brasília

Na rua do Comper, como é conhecida a Avenida Paulo Hungria pelos moradores do Gama, a grama verde já contrasta com o asfalto novo que cobre os 700 metros de sua extensão. O plantio de grama na via já está na altura da ciclovia das quadras 40, no Setor Leste da cidade, chegando à 35, no Setor Central.

“O Governo do Distrito Federal vem fazendo muitas reformas e obras de manutenção para o melhor desenvolvimento da região. A recuperação asfáltica e o plantio de grama ao longo da Avenida Paulo Hungria são algumas dessas ações. Elas ajudam a melhorar a qualidade de vida da população”, disse a administradora do Gama, Joseane Araújo.

A ação está sendo feita pela Novacap e envolve 20 trabalhadores do Departamento de Parques e Jardins (DPJ)

A Avenida Paulo Hungria é uma das principais do Gama. Ela faz a ligação até a Avenida dos Pioneiros e também possibilita o acesso a outras quadras e a uma das saídas da cidade. O movimento por essa via chega a 15 mil veículos, diariamente. A pista também é um importante ponto comercial que abriga dezenas de estabelecimentos.

“Essa avenida é muito importante no Gama e as melhorias refletem diretamente na qualidade de vida da população local. Além de ter um grande fluxo de veículos, a Paulo Hungria tem uma extensa área comercial e dá acesso a várias quadras da cidade”, relatou Maurício Miranda, coordenador de Licenciamento, Obras e Manutenção da administração do Gama.

Benfeitorias

A pavimentação asfáltica da rua do Comper já tinha deixado entusiasmado Rafael Damásio, gerente da Gigante Multimarcas. Localizada na quadra 29, lotes 49/51, no Setor Central, a loja fica no coração da avenida Paulo Hungria. Por isso mesmo, Rafael acompanha, com satisfação, as benfeitorias que vêm sendo feitas na região pelo GDF.

[Relacionadas esquerda_direita_centro=”esquerda”]

“As obras na avenida, como a pavimentação asfáltica, a acessibilidade, a manutenção dos passeios públicos e a grama, beneficiam muito o comércio local. A região está mais atraente para as pessoas fazerem compras. Quando existiam os buracos nas calçadas, as pessoas até evitavam andar por esse lado”, explicou Rafael Damásio.

Manuel Domingos Farinha, presidente da Associação Comercial Empresarial e Industrial do Gama (Aceig), entidade que reúne 219 empresas associadas, ressaltou que as obras realizadas na Avenida Paulo Hungria proporcionam mais bem-estar para aqueles que precisam transitar pela cidade.

“O paisagismo devolve ao cenário os elementos naturais, restabelecendo a harmonia depois das obras realizadas na via. Ele vai contribuir para o bem físico e mental das pessoas que passam pelo local, dentro dos carros ou a pé”, analisou Manuel Farinha.