13/12/2021 às 15:26, atualizado em 13/12/2021 às 17:27

Ibaneis recebe a medalha Mérito Tamandaré

Governador recebeu comenda nesta segunda (13) durante cerimônia, que também agraciou ministros e personalidades jurídicas

Por Catarina Lima, da Agência Brasília | Edição: Chico Neto

O governador Ibaneis Rocha recebeu a medalha Mérito Tamandaré, concedida pela Marinha do Brasil, em cerimônia que marcou o Dia do Marinheiro. O evento foi realizado na manhã desta segunda-feira (13), no Clube dos Fuzileiros Navais. Além do governador Ibaneis, foram agraciados os ministros da Justiça e Cidadania, Anderson Torres, e das Cidades, João Roma; a procuradora-geral de Justiça do DF, Fabiana Costa Oliveira Barreto, e outras autoridades.

A homenagem, no Clube dos Fuzileiros Navais, fez alusão ao Dia da Marinha | Foto: Renato Alves/Agência Brasília

Participaram da homenagem o vice-presidente da República, Hamilton Mourão, e os ministros da Defesa, Walter Braga Neto, e do Gabinete de Segurança Institucional, general Heleno Ribeiro Pereira. O comandante da Marinha, almirante Almir Garnier dos Santos, lembrou que a independência do Brasil foi consolidada pelo mar, onde muitos brasileiros sacrificaram suas vidas em nome da liberdade dos demais.

“É por essas águas que escoam 95% de nosso comércio exterior, águas em que possuímos grandes reservas de recursos naturais e de biodiversidade e também onde se assentam mais de 90% das reservas de petróleo e de gás natural”, disse o comandante. “Por isso, nesta data, devemos por dever citar os valores deste grande brasileiro que é o almirante Tamandaré”.

[Relacionadas esquerda_direita_centro=”esquerda”]

Criada pelo decreto nº 42.111, de 20 de agosto de 1957, a medalha Almirante Tamandaré destina-se a agraciar autoridades, instituições e personalidades civis e militares, brasileiras ou estrangeiras, que tenham prestado relevantes serviços, na divulgação ou no fortalecimento das tradições da Marinha do Brasil.

Entre os quesitos para merecer essa homenagem,  destacam-se qualidades morais e profissionais, comprovada competência e esmero no cumprimento do dever. Entre os civis, de um modo geral, considera-se a ação destacada e eficaz em prol dos interesses e do bom nome da Marinha do Brasil.