13/12/2021 às 15:24, atualizado em 13/12/2021 às 16:07

Na Hora Cidades inaugura posto de atendimento em Planaltina

Projeto amplia acesso a serviços oferecidos para o cidadão. Local conta com cinco terminais e dois servidores para auxílio

Por Flávio Botelho, da Agência Brasília I Edição: Carolina Jardon

Um  anseio da população de Planaltina foi atendido hoje (13) pelo Governo do Distrito Federal (GDF). Foi inaugurado o Na Hora Cidades, posto avançado de autoatendimento para auxiliar a comunidade a ter acesso a diversos serviços. A inauguração do espaço, localizado no prédio da Administração Regional, foi acompanhada por autoridades e moradores da cidade.

São cinco terminais de autoatendimento com acesso à internet e uma impressora. Todos foram montados para ampliar o acesso da comunidade aos serviços públicos digitais oferecidos pelo GDF. Há, ainda, dois servidores da RA que tiram dúvidas e auxiliam na resolução das demandas. “Enquanto agentes públicos, estamos alinhados para trazer melhoria e transformação para a população”, afirmou a secretária de Justiça e Cidadania, Marcela Passamani.

“Mais de 50% dos serviços do Na Hora migraram para plataformas on-line. O Na Hora Cidades vem justamente para atender a população que não tem domínio de um computador, que não tem acesso a um plano de dados, e suprir nas cidades o atendimento do Na Hora”. 

São cinco terminais de autoatendimento, todos com acesso à internet, e uma impressora | Fotos: Lúcio Bernardo Jr./Agência Brasília

Moradora de Planaltina e presidente do Instituto Maria do Bairro, que atende mulheres da região, Idalete Silva elogiou a chegada dos novos serviços.

“É uma oportunidade que a gente estava precisando na cidade. Se a gente quisesse algum serviço, tinha que ir até a Rodoviária do Plano Piloto ou em Sobradinho. O posto vem pra agregar valor à nossa comunidade. É de grande importância para nós”, comemorou.

O subsecretário do Na Hora, Tiago Santana, especificou os serviços que estão disponíveis nos terminais de autoatendimento.

“Todos os serviços on-line dos parceiros do Na Hora estarão aqui para a população. Também vai funcionar um ponto de agendamento para serviços que não possam ser efetuados neste posto, com todo o suporte. Por exemplo, a emissão da primeira via de RG, aqui será dado o suporte para o agendamento do serviço, que é feito presencialmente”, explicou.

“É uma oportunidade que a gente estava precisando na cidade. Se a gente quisesse algum serviço, tinha que ir até a Rodoviária do Plano Piloto ou em Sobradinho. O posto vem pra agregar valor à nossa comunidade. É de grande importância para nós”, comemorou a moradora Idalete Silva

O administrador regional de Planaltina, Célio Rodrigues, ressaltou a importância da chegada do Na Hora Cidades. “Estamos trazendo para a comunidade uma instituição que vem prestar um bom serviço. Foi uma luta muito grande e daqui pra frente vamos somar muita coisa para a nossa região”, declarou.

Presente à cerimônia, o deputado distrital Cláudio Abrantes ressaltou o aspecto social da iniciativa: “A cidade sempre clamava pelos serviços do Na Hora. Foi um objetivo traçado em 2019, e agora temos aqui a eficiência do Na Hora para as pessoas que não têm acesso à internet. Como o governador Ibaneis costuma dizer: governo é para as pessoas mais simples”. Essa é a terceira unidade do Na Hora Cidades inaugurada no DF, que já atua em São Sebastião e na Cidade Estrutural.