14/12/2021 às 20:09, atualizado em 14/12/2021 às 20:11

Dados sobre a população infantojuvenil do DF

Ferramenta vai contribuir para o aprimoramento das políticas públicas desenvolvidas para esse público pelo Governo do Distrito Federal

Por Agência Brasília* | Edição: Rosualdo Rodrigues

Como está o acesso das crianças e adolescentes do Distrito Federal à saúde, educação, segurança, alimentação e aos seus demais direitos? Agora, é possível consultar essas informações em um único espaço virtual, o Observatório da Criança, disponível no link https://crianca.sejus.df.gov.br.

[Olho texto=”A plataforma já está no ar com as informações disponíveis para qualquer cidadão” assinatura=”” esquerda_direita_centro=”esquerda”]

Instituído pelo Decreto Nº 42.544/2021, publicado em setembro deste ano, o site concentra os principais dados estatísticos relativos às condições de vida dessa população e foi construído pela Secretaria de Justiça e Cidadania (Sejus), com o apoio da Caesb e da Polícia Civil.

Antes de completar os 90 dias estabelecidos por decreto para entrar em funcionamento, a plataforma já está no ar com as informações disponíveis para qualquer cidadão. É possível consultar, por exemplo, os índices de crianças desaparecidas, gravidez na adolescência, mortalidade infantil, violência e vulnerabilidade socioeconômica.

“Lançamos esta ferramenta para facilitar o acesso de gestores públicos, conselheiros tutelares, estudantes, profissionais da comunicação e da comunidade em geral que tenham interesse em saber como vivem as nossas meninas e os nossos meninos no DF”, explica a secretária de Justiça e Cidadania, Marcela Passamani.

[Relacionadas esquerda_direita_centro=”direita”]

O Observatório pode ser utilizado por todos os órgãos do Governo do Distrito Federal e organizações da sociedade civil que atuam com esse segmento da população. Além disso, pode auxiliar no monitoramento, transparência, controle social e aprimoramento da gestão das políticas públicas.

*Com informações da Secretaria de Justiça e Cidadania do DF