15/12/2021 às 10:29

Natal de recicláveis é atração no Museu da Limpeza Urbana

Espaço já recebeu quase 4 mil visitantes desde que foi instalado no Plano Piloto

Por Agência Brasília* | Edição: Chico Neto

Uma decoração natalina especial, feita com materiais de reciclagem, é a atração que Museu da Limpeza Urbana oferece aos visitantes. São bonecos de neve, árvores de Natal, presépio e outros itens elaborados com todo tipo de resíduos (copos plásticos, papelão, restos de pano, garrafas pet, etc). O local é uma inspiração para quem gosta de usar a criatividade e reaproveitar materiais.

Bonecos de neve e todas as outras peças natalinas foram confeccionados com material reaproveitado | Fotos: Divulgação/SLU

[Olho texto=”“É um local de educação ambiental também. As peças antigas trazem uma reflexão sobre o descarte correto de resíduos e também sobre a vida útil dos produtos” ” assinatura=”Silvio Vieira, diretor-presidente do SLU” esquerda_direita_centro=”direita”]

Toda a decoração foi preparada por servidores do próprio Serviço de Limpeza Urbana (SLU) e por meio de doações das cooperativas de catadores. Entre os destaques, há uma árvore construída com garrafas pet, doada pela cooperativa Recicle a Vida, e as guirlandas elaboradas pelas equipes das cooperativas R3 e Recicla Mais Brasil.

Desde a inauguração de seu formato itinerante, em agosto, quando foi instalado no shopping Venâncio, o Museu da Limpeza Urbana já recebeu quase 4 mil visitantes. Anteriormente, o museu funcionava de forma permanente ao lado da Usina do P Sul, em Ceilândia. Mas a distância dificultava o acesso da população ao local, que apresenta um acervo de peças encontradas no lixo.

Além das peças artesanais, há quadros que documentam a história do SLU no DF

 

“Os números mostram que essa mudança foi uma decisão acertada, pois conseguimos deixar o museu mais próximo da população”, explica o diretor-presidente do SLU, Silvio Vieira. “Trouxemos parte do acervo para este novo espaço, e a ideia é que ele seja apresentado de forma itinerante em outros locais. É um local de educação ambiental também. As peças antigas trazem uma reflexão sobre o descarte correto de resíduos e também sobre a vida útil dos produtos.”

[Relacionadas esquerda_direita_centro=”esquerda”]

Memória e informação

No acervo, além das peças encontradas no lixo, há espaço para apresentar novos equipamentos e tecnologias utilizados na limpeza urbana do Distrito Federal – como os papa-lixos, papa-entulhos e papa-recicláveis. Além de conhecer uniformes dos garis usados ao longo dos anos, telefones e celulares antigos, quadros e fotografias das décadas de 1980 e 1990 com vários equipamentos de limpeza da época, os visitantes terão acesso a informações e novidades sobre a gestão de resíduos sólidos.

O Museu da Limpeza Urbana fica no andar térreo do Venâncio Shopping, ao lado da praça de alimentação. O funcionamento é de segunda a sexta-feira, das 9h às 18h, com entrada gratuita.

 

*Com informações do SLU