16/12/2021 às 18:41

Em 24 horas, GDF Presente retira duas toneladas de lixo do Varjão

Ação é preventiva para evitar entupimento das redes de drenagem. Administração pede colaboração da comunidade

Por Catarina Lima, da Agência Brasília I Edição: Débora Cronemberger

“O trabalho de recolhimento desse lixo é diário, mas o descarte também é constante”, disse o diretor de obras da região administrativa, Guilherme Silvestre | Foto: Divulgação/GDF Presente

A equipe do GDF Presente retirou duas toneladas de lixo das bocas de lobo no Varjão. Durante todo o dia, quatro reeducandos do Sistema Prisional removeram garrafas pet, latas de refrigerantes e de cerveja, entre outros tipos de inservíveis. “Todo esse lixo pode causar o entupimento dos bueiros e alagamentos na cidade, por impedir o escoamento da água”, disse Leandro Cardoso, responsável pelo Polo Central I, que engloba os lagos Sul e Norte e Varjão.

Leandro destacou que, embora o GDF Presente vá uma vez por mês ao Varjão, em cada ação realizada a quantidade de lixo na cidade é grande. “As ruas estão sempre cheias de lixo”, frisou. O GDF Presente também auxiliou a administração do Varjão na construção de um muro de contenção que impedirá que a enxurrada cause alagamentos na cidade. O muro ficou pronto nesta semana.

Móveis nas ruas do Varjão

Além da retirada do lixo das bocas de lobo pelo programa GDF Presente, o Varjão recebe rotineiramente outro reforço na limpeza. O diretor de obras da administração da região administrativa, Guilherme Silvestre, lembrou que diariamente é realizado o recolhimento de entulhos descartados de forma irregular.

“O trabalho de recolhimento desse lixo é diário, mas o descarte também é constante”, disse. “A gente pede a colaboração da comunidade para que o descarte seja feito em locais apropriados”, destacou.

Segundo o diretor de obras, todos os dias um caminhão – e quando necessário uma retroescavadeira – é usado para tirar sofás, camas e colchões de vias públicas.  “Colocam lixo até embaixo das placas que dizem que é proibido colocar lixo naquele local”, frisou Guilherme.