17/12/2021 às 11:13, atualizado em 17/12/2021 às 15:53

Nosso Natal volta com chefs de cozinha nos restaurantes comunitários

Ceia especial a R$ 1 será oferecida neste sábado (18) em todas as unidades; edições de 2019 e 2020 serviram, juntas, 77 mil refeições

Por Hédio Ferreira Júnior e Flávio Botelho, da Agência Brasília I Edição: Carolina Jardon

São 15 chefs de cozinha, secretários, um governador e os restaurantes comunitários preparados para oferecer à população em situação de vulnerabilidade um almoço especial de Natal. Neste sábado (18), o Governo do Distrito Federal (GDF) mobiliza órgãos públicos para realizar a terceira edição do Nosso Natal.

O evento, coordenado pela primeira-dama e secretária de Desenvolvimento Social, Mayara Noronha Rocha, vai levar aos fogões industriais cozinheiros dispostos a imprimir seus conhecimentos da alta gastronomia em refeições vendidas a apenas R$ 1. O governador Ibaneis Rocha repete o feito das edições anteriores e assume o comando de uma das cozinhas.

Nas duas edições anteriores, o Nosso Natal vendeu 77 mil refeições – 46 mil em 2019 e 31 mil em 2020 | Foto: Arquivo/Agência Saúde

Para Mayara, a campanha leva o espírito natalino àqueles que mais precisam. Ela ressalta que a integração de esforços das pastas do GDF e dos chefs que abraçaram o projeto fará deste sábado (18) um dia inesquecível nos restaurantes comunitários.

“É sempre tempo de olharmos para o próximo e proporcionarmos momentos positivos, principalmente nessa época do ano.”

Nas duas edições anteriores, o Nosso Natal vendeu 77 mil refeições – 46 mil em 2019 e 31 mil em 2020. Devido às restrições impostas pela pandemia, no ano passado os restaurantes comunitários estavam fechados para consumo nas suas instalações, o que fez com que as refeições fossem vendidas em marmitas e levadas para casa.

Os restaurantes servem, em média, 3 mil refeições de almoço por dia. A expectativa é que, com a ceia do Nosso Natal, esse número seja 25% maior e possa atingir a marca de 4 mil refeições vendidas.

Neste sábado (18), os restaurantes estarão abertos das 11h às 14h e todos darão a opção de consumir o almoço no local ou levá-lo em uma marmita. No menu, um cardápio sugerido aos chefs convidados é pernil ao molho Califórnia (abacaxi, pêssego e figo), coxa e sobrecoxa assadas ao molho de limão e ervas, farofa natalina, arroz, feijão e salada. Para beber, suco de abacaxi com hortelã. A sobremesa será manjar de coco com calda de ameixa.

Especializado em gastronomia do Cerrado, o Chef Vinicius Rossignoli participa, pela terceira vez, do Nosso Natal. Vencedor do Prêmio Dólmã como Embaixador da Gastronomia no DF, ele pretende utilizar a jaborandi do Cerrado, uma pimenta típica da região, como diferencial no preparo da sua ceia no restaurante comunitário de Planaltina. “Gastronomia é juntar pessoas. E é isso que o projeto propõe: usá-la como instrumento de inclusão social tornando-a acessível a milhares de pessoas nesta festa de Natal”, acredita.

Recreação

Se do lado de dentro os chefs comandam os fogões e oferecem uma ceia especial aos frequentadores, do lado de fora as secretarias do DF e autarquias se dividiram para oferecer atividades recreativas a quem for almoçar em cada um dos restaurantes comunitários.

Em Brazlândia, algumas atrações serão brinquedos infláveis para as crianças, pipoca, algodão doce, música ambiente e a distribuição de mil sementes de alface pela Empresa de Assistência Técnica e Extensão Rural (Emater-DF). Técnicos da empresa estarão em uma unidade móvel dando orientações sobre agricultura. No Gama, estão previstas apresentações musicais e teatrais, DJs e brinquedos infláveis.

Os restaurantes comunitários que irão participar do evento de sábado são: Planaltina, Ceilândia, Estrutural, Samambaia, Recanto das Emas, Riacho Fundo II, Gama, Brazlândia, Pôr do Sol, Itapoã, Paranoá, Santa Maria e São Sebastião.