21/12/2021 às 17:22

Inscrição até quinta para cursos voltados à assistência social

CapacitaSuas tem como público-alvo trabalhadores que atuam nessa área, servidores ou não

Por Agência Brasília* I Edição: Débora Cronemberger

Foram prorrogadas para quinta-feira (23), às 12h, as inscrições para os cursos gratuitos de qualificação para profissionais do Distrito Federal que trabalham com assistência social. A pré-inscrição para o Programa Nacional de Capacitação do Sistema Único da Assistência Social (CapacitaSuas) pode ser feita no site da Secretaria de Desenvolvimento Social (Sedes).

Podem se inscrever servidores da Sedes, integrantes do Conselho de Assistência Social (CAS-DF), e trabalhadores ligados a Organizações da Sociedade Civil (OSC) vinculadas ao CAS-DF.

[Olho texto=”“O programa CapacitaSuas garante a formação e a atualização dos profissionais da assistência social. É uma oportunidade única, principalmente para os novos servidores, que podem entender melhor a política e desempenhar um trabalho de qualidade”” assinatura=”Mayara Noronha Rocha, secretária de Desenvolvimento Social” esquerda_direita_centro=”direita”]

O CapacitaSuas é voltado a profissionais que, sendo ou não servidores, desejam se atualizar sobre a legislação da área e os procedimentos essenciais ao desempenho das suas atribuições. Podem se inscrever servidores da Sedes, integrantes do Conselho de Assistência Social (CAS-DF), e trabalhadores ligados a Organizações da Sociedade Civil (OSC) vinculadas ao CAS-DF.

A secretária nacional de Assistência Social do Ministério da Cidadania, Maria Yvelônia Barbosa, faz um convite aos trabalhadores e reforça a importância dessa reciclagem para o atendimento que é realizado na ponta.

“É uma notícia muito boa para os trabalhadores do Suas no DF. A partir de janeiro, serão ofertados, por meio da Secretaria de Desenvolvimento Social, cursos para capacitação dos profissionais. Isso faz parte de um plano de capacitação do servidor, que tem o intuito de aprimorar o atendimento que é realizado”, ressalta.

O CapacitaSuas é coordenado em âmbito nacional pelo Ministério da Cidadania e, no DF, pela Sedes, integrando o Plano de Formação e Educação Permanente do órgão.

“Ao aprender e compreender a legislação e os procedimentos de atendimento, o profissional do Suas, certamente, conseguirá fazer um atendimento de excelência. Então, fica aqui nosso convite. Parabéns à Sedes pela iniciativa e parceria”, agradece a gestora.

Sobre os cursos

Os cursos começam em 17 de janeiro, em formato on-line, para facilitar o acesso dos profissionais da assistência social que vivem em regiões mais distantes. O limite é de até 800 trabalhadores do Suas, que serão divididos em turmas.

São três novos cursos, cada um com 40 horas de carga horária: Atualização em Vigilância Socioassistencial, com 250 alunos; Atualização sobre Especificidade e Interface da Proteção Social Básica do Suas, com 300 alunos; e Atualização sobre a Organização e Oferta dos Serviços de Proteção Social Especial do Suas, com 250 alunos.

[Relacionadas esquerda_direita_centro=”esquerda”]

“O programa CapacitaSuas garante a formação e a atualização dos profissionais da assistência social. É uma oportunidade única, principalmente para os novos servidores, que podem entender melhor a política e desempenhar um trabalho de qualidade”, ressalta a secretária de Desenvolvimento Social, Mayara Noronha Rocha.

Desde 2020, a Sedes já nomeou quase 700 novos servidores, que estão habilitados para participar do CapacitaSuas.

Além das oficinas ao vivo, as aulas gravadas ficarão disponíveis na Escola Virtual da Sedes. Ao final, todos os participantes aprovados receberão um certificado que contará para a progressão da carreira.

*Com informações da Secretaria de Desenvolvimento Social