22/12/2021 às 20:10, atualizado em 22/12/2021 às 20:25

Ceilândia vai ganhar mais três grandes equipamentos públicos

Uma nova UBS, uma delegacia e um restaurante comunitário estão nos planos do governador Ibaneis Rocha, que visitou a cidade nesta quarta (22)

Por Catarina Lima, da Agência Brasília I Edição: Débora Cronemberger

O governador do Distrito Federal, Ibaneis Rocha, visitou nesta quarta-feira (22) dois grandes terrenos em Ceilândia onde serão construídos mais três equipamentos públicos: uma Unidade Básica de Saúde (UBS), um segundo restaurante comunitário e ainda uma nova delegacia da Polícia Civil.  O chefe do Executivo local aproveitou a inspeção dos lotes que serão destinados às novas obras para conversar com a população na feira central da cidade, onde almoçou na companhia do secretário de Governo, José Humberto Pires; do administrador regional Fernando Fernandes; e de servidores da Novacap e de outros órgãos.

O governador aproveitou a inspeção dos lotes que serão destinados às novas obras para conversar com a população na feira central da cidade | Foto: Renato Alves/Agência Brasília

O primeiro endereço da comitiva foi a SHSN Chácara 7 – Avenida P1, conjunto C, lote 15A. No local, o governo pretende construir mais uma unidade de saúde e outra delegacia. O terreno hoje causa transtorno aos moradores da vizinhança, pois se tornou um lixão irregular. “O SLU limpa esse terreno pela manhã, à tarde as carroças e caminhões colocam lixo novamente. Sofás velhos, galhos de árvores, pneus e até cavalos e cachorros mortos são jogados neste terreno e depois queimados. Esse lixo traz ratos, doenças e muitas coisas ruins”, disse Angelina Alves da Cruz, doméstica, moradora da vizinhança.

[Relacionadas esquerda_direita_centro=”esquerda”]

Ao saber que no local será construída uma UBS e possivelmente uma delegacia de polícia, Angelina comemorou. “Nós, daqui, nos deslocamos muito quando precisamos de atendimento de saúde. Se nesse local for feito um posto, vai cair do céu. Tudo o que nós queremos é essa área sem lixo e com saúde perto de casa”, destacou a moradora.

De acordo com o administrador de Ceilândia, Fernando Fernandes, emendas parlamentares vão ajudar o governo a custear as obras. Para os dois equipamentos, o GDF vai precisar de cerca de R$ 8 milhões. “Essa área que já foi alvo de tentativa de grilagem, agora se tornou um lixão. A grande demanda da população é a construção de uma UBS. As demais unidades de saúde estão longe daqui”, explicou o administrador.

Depois de visitar o terreno onde deverá ser construída a UBS, o governador Ibaneis foi verificar outra área, que será destinada a abrigar o novo restaurante comunitário da cidade. A unidade será construída nas proximidades da estação central do metrô. Em 2021, até o mês de novembro, o único restaurante de Ceilândia serviu 712.877 refeições.