22/12/2021 às 20:23, atualizado em 22/12/2021 às 21:19

DF Social começa a ser pago no dia 30 de dezembro

Cidadão precisa consultar, a partir desta quinta-feira (23), se está na lista de beneficiários. Caso esteja, é necessário abrir a Conta Social Digital

Por Agência Brasília* | Edição: Rosualdo Rodrigues

[Olho texto=”“Mesmo que o cartão não chegue a tempo, a família pode usar o dinheiro do benefício, pois a Conta Social Digital permite fazer PIX, saque sem cartão e transferências (…), além do pagamento de boletos”” assinatura=”Mayara Noronha Rocha, secretária de Desenvolvimento Social” esquerda_direita_centro=”direita”]

O pagamento dos R$ 150 do DF Social começa a ser feito a partir de 30 de dezembro. Para recebê-lo, os beneficiários precisam abrir uma Conta Social Digital, pelo aplicativo BRB Mobile, até o dia 28 de dezembro, sem cobrança de tarifas. Após essa data, o pagamento vai obedecer cronograma a ser divulgado em janeiro.

Para saber se está entre os cerca de 70 mil beneficiários do novo auxílio de transferência de renda do Governo do Distrito Federal (GDF), é necessário acessar o site GDF Social a partir desta quinta-feira (23) e informar CPF e data de nascimento. Após esse procedimento, aparecerá mensagem na tela informando se a pessoa está ou não na lista.

Em caso positivo, um ícone na tela sobre a Conta Social Digital levará a pessoa para a abertura da conta – um vídeo explicativo mostrará o passo a passo para esse procedimento. Após sete dias, é preciso acessar o site GDF Social novamente para conferir quando e em qual agência do BRB o cartão estará disponível.

“Mesmo que o cartão não chegue a tempo, a família pode usar o dinheiro do benefício, pois a Conta Social Digital permite fazer PIX, saque sem cartão e transferências, sem ter que pagar taxas, além do pagamento de boletos, diretamente pelo aplicativo”, explica a secretária de Desenvolvimento Social, Mayara Noronha Rocha.

[Olho texto=”Quem não estiver entre os contemplados por não cumprir algum dos critérios para a concessão do novo benefício deve agendar atendimento no Cras pelo 156 ou pelo site da Sedes” assinatura=”” esquerda_direita_centro=”esquerda”]

Tudo isso pode ser feito pelo aplicativo BRB Mobile, disponível gratuitamente para download tanto nas App Store quanto na Google Play.  Menores de 18 anos e estrangeiros devem procurar uma agência do BRB para abertura de conta.

Quem não estiver entre os contemplados por não cumprir algum dos critérios para a concessão do novo benefício deve agendar um atendimento no Centro de Referência de Assistência Social (Cras), pelo 156 ou pelo site www.sedes.df.gov.br.

DF Social

O DF Social integra o Plano DF Social, assinado pelo governador Ibaneis Rocha na semana passada. O pacote prevê seis benefícios – DF Social, DF Brincar, Incentiva DF, Agentes da Cidadania, Agentes de Cidadania Ambiental e DF Alfabetização – e tem o objetivo de fortalecer às famílias vulneráveis, na maioria, afetadas diretamente pelos efeitos econômicos da pandemia da covid-19.

Para pleitear a inclusão no DF Social, o cidadão precisa preencher os seguintes requisitos: estar inscrito no Cadastro Único, ter renda familiar per capita mensal igual ou inferior a meio salário mínimo, ser correntista do BRB e morar no Distrito Federal.

[Relacionadas esquerda_direita_centro=”direita”]

A atual gestão da Secretaria de Desenvolvimento Social (Sedes) optou por implementar o novo benefício totalmente operacionalizado pelo GDF, tendo como correspondente bancário o BRB. “A partir de agora, o DF tem programa de transferência de renda de caráter permanente”, diz a secretária Mayara Rocha.

“Ou seja, o cidadão tem a certeza, em especial aqueles que vivem na extrema pobreza, de ter o seu direito garantido, independentemente de gestão ou governo. É o Estado se fazendo presente para minimizar a desigualdade social”, acrescenta.

*Com informações da Sedes-DF