22/12/2021 às 21:58, atualizado em 22/12/2021 às 22:00

Mais de 160 auditores nomeados para a Receita do DF

Cerimônia no Palácio do Buriti, nesta quarta (22), marcou a nomeação de novos servidores para reforçar a fiscalização tributária

Por Rafael Secunho, da Agência Brasília I Edição: Débora Cronemberger

Cento e sessenta e seis auditores fiscais foram nomeados, nesta quarta-feira (22), pelo governador Ibaneis Rocha, em solenidade no Palácio do Buriti. Um reforço e tanto para a Receita do DF, que desde 2002 não recebia novos integrantes. Estes servidores são os responsáveis pela fiscalização da receita tributária do DF e já podem ser empossados a partir desta quinta-feira  (23).

O governador parabenizou os novos auditores e frisou que a Receita do DF é um dos órgãos mais respeitados do Brasil. “É uma responsabilidade grande os cargos que vocês estão assumindo. A Receita do DF é uma instituição respeitada, que tem muito a crescer e possui independência”, frisou. O concurso público foi realizado em 2019 e homologado na semana passada.

Auditor fiscal concursado, o secretário de Economia, André Clemente, lembrou da luta pela realização da seleção, que não era feita desde 1995. E reforçou a importância de exercer o ofício com retidão. “Nesse concurso, foram colocadas duas disciplinas inéditas: desenvolvimento econômico e desenvolvimento social”, revelou.

Receita do DF não recebia novos integrantes desde 2002; nomeação foi realizada nesta quarta (22), no Palácio do Buriti | Foto: Renato Alves/Agência Brasília

“A primeira é para quem for cobrar imposto ter ciência da importância e da responsabilidade com nossas empresas. E a segunda, para que cobre as tarifas respeitando os movimentos de rua e o público vulnerável”, complementou Clemente.

Satisfação e orgulho de quem venceu

O Salão Branco do palácio estava bastante disputado, com a presença dos servidores nomeados, familiares e dirigentes do sindicato do setor. Jovens auditores que começam agora  revelaram que não esperavam ser chamados tão rapidamente.

[Relacionadas esquerda_direita_centro=”esquerda”]

“Posso dizer que estou ‘anestesiado’ ainda. Me preparei durante cinco anos para estar aqui e a satisfação é grande de fazer parte dessa carreira”, contou Jeferson Souza, 33, formado em Administração. Conforme lembrou o rapaz, morador de Samambaia, os auditores fiscais contribuem diretamente para evitar crimes recorrentes na sociedade.

“Entre muitas missões, nosso trabalho é o de inibir a pirataria, práticas ilícitas e crimes fiscais, contribuindo, assim, para o crescimento da nossa cidade”, finalizou.