23/12/2021 às 09:33, atualizado em 23/12/2021 às 11:36

Programação do Brasília Iluminada inclui ação social

Carretas do Sesc e Senac ficarão na área externa do Museu Nacional da República para atender público e colaboradores do evento

Por Adriana Izel, da Agência Brasília I Edição: Débora Cronemberger

[Olho texto=”O Senac leva as carretas de beleza, moda, informática e gastronomia. As carretas do Sesc têm como objetivo a saúde, com exame citopatológico, mamografia e serviços odontológicos” assinatura=”” esquerda_direita_centro=”direita”]

Pelo segundo ano consecutivo, o projeto Brasília Iluminada contará com uma gestão sustentável de todo o evento, que integra uma estrutura cenográfica e uma programação cultural distribuídas em 415.770 metros quadrados na área central da cidade. O que quer dizer que todos os pilares do conceito de sustentabilidade serão contemplados: meio ambiente, impacto social e economia.

“Tem um recado que queremos suscitar: como os eventos podem ser ambientes para potencializar esforços, parcerias e ações, já que você está concentrando e levando o público para a experiência de um show e de uma cenografia. É onde entra o trabalho da sustentabilidade para os legados sociais. Como podemos potencializar o impacto positivo para a cidade a partir de um evento?”, afirma Marcelo Soares, presidente do Instituto de Desenvolvimento Humano, Empreendedorismo, Inovação e Assistência Social (Idheias), organização da sociedade civil responsável pelo Brasília Iluminada.

A Fecomércio disponibilizou quatro carretas do Senac e três caminhões do Sesc para oferecer serviços gratuitos para os visitantes e colaboradores do evento | Foto: Joel Rodrigues/Agência Brasília

A resposta para esse questionamento está em uma das ações sociais e inéditas do evento. A Fecomércio disponibilizou quatro carretas do Serviço Nacional de Aprendizagem Comercial (Senac) e três caminhões do Serviço Social do Comércio (Sesc) para ficarem montados na área externa do Museu Nacional da República, na Esplanada dos Ministérios, ao lado dos principais quadrantes do evento, oferecendo serviços gratuitos para os visitantes e integrando a programação do projeto.

“Ficamos muito satisfeitos do Sistema Fecomércio fazer parte do Brasília Iluminada. Até porque vai ser um evento de grande porte onde milhares de pessoas poderão ter acesso, de forma gratuita, a um momento de integração e congraçamento. São diversas atividades culturais, sociais e de saúde”, avalia Valcides de Araújo Silva, diretor regional do Sesc.

[Olho texto=”A iniciativa começou no primeiro dia do Brasília Iluminada e segue por oito dias, com programação sempre de quinta a domingo, das 16h às 20h” assinatura=”” esquerda_direita_centro=”direita”]

Programação

A iniciativa começou no primeiro dia do Brasília Iluminada e segue por oito dias, com programação sempre de quinta a domingo, das 16h às 20h, aproveitando o público que acompanha o acender da decoração às 18h. São quatro horas de duração diária de atendimento para proporcionar autoestima e saúde ao público, além de programações voltadas para o período natalino. Em dezembro, funciona nos dias 23, 26 e 30. Já em janeiro, nos dias 2, 6 e 7, para o público em geral, e nos dias 8 e 9, para os trabalhadores do evento.

O Senac leva as carretas de beleza, moda, informática e gastronomia, com atividades sem agendamento. Os visitantes terão opção de corte de cabelo, maquiagem, design de sobrancelhas, jogos digitais, elaboração de elástico de cabelo, customização de máscaras e oficinas de produção de cupcakes e biscoitos natalinos.

As carretas do Sesc têm como objetivo a saúde, com exame citopatológico para mulheres de 25 a 64 anos, mamografia para mulheres de 50 a 69 anos e serviços odontológicos. No caso da mamografia, os atendimentos serão nos dias 2, 6 e 7 – para o público em geral selecionado a partir de passivo da Secretaria da Mulher que ficou responsável pelo cadastro e agendamento -, e nos dias 8 e 9, para as colaboradoras do evento, que precisam apresentar documento com foto (identidade com RG e CPF), comprovante de residência e cartão SUS.

[Relacionadas esquerda_direita_centro=”esquerda”]

“O Brasília Iluminada é mais do que uma celebração bonita para o Distrito Federal. É importante que as pessoas que estão ali se sintam cuidadas. Levando exames citopatológicos e mamografias, nós entregamos os serviços demandados pela população e alcançamos mais mulheres, além de reforçar a importância da promoção da saúde da mulher para o Governo”, avalia a secretária da Mulher, Ericka Filippelli.

Nos dias 23 e 30 terá ainda a participação da Carreata de Natal Sistema Fecomércio, a partir das 20h, com apresentação da cantata de Natal e da trupe de palhaços. Também haverá um espaço para doação de alimentos ao programa Mesa Brasil Sesc-DF, que atende a 78 mil pessoas em situação de vulnerabilidade social todo mês.

Brasília Iluminada

Em sua segunda edição, o Brasília Iluminada ocorre de forma gratuita e aberta ao público até 20 de janeiro com estrutura montada do Congresso Nacional, na Esplanada dos Ministérios, até a Igreja Rainha da Paz, no Eixo Monumental. O público pode conferir a decoração luminosa e interativa, além da programação musical.