23/12/2021 às 18:05

Rua do Senai é recuperada com mais 750 toneladas de asfalto

Em Taguatinga Norte, equipes do GDF Presente trabalham na manutenção de 1 km da via. Poda de árvores e limpeza de bueiros prosseguem

Por Marlene Gomes, da Agência Brasília I Edição: Débora Cronemberger

Parte da via de ligação entre a QNL e a QNF, em Taguatinga Norte, está sendo recuperada. As obras estão sendo feitas em pouco mais de um quilômetro, que corresponde à metade da extensão da via. Esse trecho está recebendo 750 toneladas de massa asfáltica, em obra direta da Companhia Urbanizadora da Nova Capital (Novacap), com investimentos de R$ 450 mil.

Trabalho de recuperação de parte da via de ligação entre a QNL e a QNF, em Taguatinga Norte | Foto: Divulgação/GDF Presente

“A Novacap atendeu ao pedido emergencial da Administração de Taguatinga para recuperar uma das vias de maior movimentação da região, que liga QNL, QNJ, Pistão Norte e a Samdu Norte. Providenciamos o desvio e nossas equipes estão trabalhando para recuperarmos toda a rua e melhorar a vida de quem transita pelo local”, afirma o presidente da Novacap, Fernando Leite.

A recuperação do asfalto na via QNL/QNF é um trabalho feito em várias etapas. Depois do serviço de terraplanagem, é feita a fresagem e, ao final, é colocada a nova camada asfáltica. “A solução definitiva para o problema do escoamento das águas pluviais virá do programa Drenar. Segundo o planejamento previsto, a partir de março do próximo ano, as obras da nova rede de captação de águas pluviais começarão a ser executadas na nossa cidade”, explicou o administrador de Taguatinga, Renato Andrade.

“Taguatinga inteira será beneficiada. Esse processo conta, como sempre, com o apoio do governador Ibaneis Rocha. Ele está liberando para a cidade R$ 500 milhões a serem aplicados até o final de 2022”, completou Andrade.

Ações de prevenção

Chuvas torrenciais são fenômenos meteorológicos muito comuns. Geralmente, elas ocorrem em um curto período de tempo, mas em grande intensidade. Então, podem causar um grande estrago. Para diminuir os impactos da ação da natureza sobre a população em geral, o GDF Presente também trabalha em ações de prevenção, em parceria com as administrações locais.

As ações em Taguatinga incluíram a limpeza de boca de lobos, desentupimento de bueiros, recuperação do sistema de escoamento de águas pluviais e recolhimento de troncos e arbustos.

O Polo Oeste II do GDF Presente reforça as atividades preventivas em Taguatinga. “Os nossos equipamentos já estão prontos para dar o apoio às ações da administração e órgãos. São três caminhões-caçamba trucado, três caminhões-caçamba toco, um caminhão-carroceria munck, um caminhão-pipa toco, uma retroescavadeira  e uma van”, enumerou o coordenador do Polo Oeste II, Elton Walcácer.