28/12/2021 às 14:00

Ação no Centro Pop Brasília auxilia abertura de contas de beneficiários

Pagamento de R$ 150 do DF Social começa a ser feito a partir do dia 30 deste mês; conta deve ser aberta até esta terça (28)

Por Agência Brasília * I Edição: Carolina Jardon

Para saber se está entre os cerca de 70 mil beneficiários do novo auxílio de transferência de renda do GDF, o usuário deve acessar o site GDF Social | Foto: Divulgação/Sedes

Equipes da Secretaria de Desenvolvimento Social (Sedes) no Centro Pop Brasília colaboraram, nesta terça-feira (28), com os trabalhos de abertura de contas de beneficiários do DF Social.

Os servidores auxiliaram as pessoas que vivem em situação de rua a consultar pelo site do GDF Social a listagem dos favorecidos do novo programa de transferência de renda do Governo do Distrito Federal (GDF) e precisam abrir a Conta Social Digital para receber.  

O pagamento de R$ 150 do DF Social começa a ser feito a partir do dia 30 deste mês, para os beneficiários que abrirem a conta social até as 23h59 desta terça-feira (28).

Já para aqueles que concluírem o passo a passo da abertura da conta digital pelo aplicativo do BRB Mobile a partir de quarta-feira (29), o pagamento do benefício será feito em janeiro.

“Já temos mais de 22 mil pessoas com a Conta Social Digital aberta, aptas para receber o DF Social no dia 30, mas é importante dizer que quem está na lista de beneficiários pode abrir a conta social após o dia 28, sendo que o pagamento do seu benefício iniciará em janeiro”, explica a secretária de Desenvolvimento Social, Mayara Noronha Rocha.

Para saber se você está entre os cerca de 70 mil beneficiários do novo auxílio de transferência de renda do GDF, é necessário acessar o site GDF Social e informar CPF e data de nascimento. Após esse procedimento, aparecerá mensagem na tela demonstrando se a pessoa está ou não na lista.

Em caso positivo, um ícone na tela sobre a Conta Social Digital levará o usuário para a abertura da conta. Um vídeo explicativo mostrará o passo a passo para esse procedimento. Após sete dias, é preciso acessar o site GDF Social novamente para conferir quando e em qual agência do BRB o cartão estará disponível.

“A Conta Social Digital para receber o DF Social permite que os beneficiários façam Pix, saque sem cartão e transferências, sem ter que pagar taxas, além do pagamento de boletos”, lembra a secretária de Desenvolvimento Social.

Todas essas transações bancárias podem ser feitas diretamente pelo aplicativo BRB Mobile, disponível gratuitamente para download tanto nas app stores quanto na Google Play.  Já os beneficiários do DF Social que sejam menores de 18 anos ou estrangeiros devem procurar uma agência do BRB para abertura de conta digital.

Para quem não estiver entre os contemplados por não cumprir algum dos critérios para a concessão do novo benefício, é preciso agendar um atendimento no Centro de Referência de Assistência Social (Cras), pelo telefone 156 ou pelo site da Sedes.  

[Relacionadas esquerda_direita_centro=””]

DF Social

O DF Social integra o Plano DF Social, assinado pelo governador Ibaneis Rocha no dia 17 deste mês . O pacote prevê seis benefícios – DF Social, DF Brincar, Incentiva DF, Agentes da Cidadania, Agentes de Cidadania Ambiental e DF Alfabetização – e tem o objetivo de fortalecer às famílias vulneráveis – a maioria afetada diretamente pelos efeitos econômicos da pandemia da covid-19.

Para pleitear a inclusão no DF Social, o cidadão precisa estar inscrito no Cadastro Único, ter renda familiar per capita mensal igual ou inferior a meio salário mínimo, ser correntista do BRB e morar no Distrito Federal.

A gestão do novo benefício do GDF é de responsabilidade da Sedes, tendo como correspondente bancário o BRB.

* Com informações da Sedes