28/12/2021 às 11:21, atualizado em 28/12/2021 às 11:25

Brasília terá circuito turístico específico para motos

Rota será lançada em breve e foi desenvolvida com a participação dos movimentos do motociclismo no DF

Por Agência Brasília* | Edição: Renata Lu

A Secretaria de Turismo está elaborando uma rota específica para o segmento do motociclismo, com sugestões de passeios e diversões turísticas em Brasília. “As dicas vão estar em breve em mais um miniguia que vai integrar a Coleção Rotas Brasília e trará indicações para se conhecer uma cidade diferente de tudo o que você já viu”, informou a secretária de Turismo do DF, Vanessa Mendonça.

Ela disse que o circuito turístico será lançado em breve foi criado com a participação direta dos representantes dos movimentos do motociclismo no DF. “Como em todas as rotas que elaboramos, é o trade daquele setor, os representantes daquele segmento, que nos orientam para chegarmos ao melhor resultado”, disse Vanessa Mendonça.

O miniguia Sobre Duas Rodas, vai mapear a cidade para promover o turismo em parceria com motociclistas e foi anunciado na abertura do Brasília Moto Festival (BMF) ocorrido nos últimos dias 17 a 19, no Pavilhão de Exposições do Parque da Cidade. O evento resgatou o tema ‘De volta às origens’ e explorou o estilo de vida do universo motociclístico.

Marcos Portinho, organizador do Brasília Moto Festival e a secretária Vanessa Mendonça | Foto: Renato Braga/Setur-DF

De volta, em 2022

Para 2022 o BMF será ampliado, com mais expositores e artistas nacionais. Segundo Marcos Portinho, idealizador e um dos promotores do Brasília Moto Festival, no próximo ano o evento vai celebrar o aniversário da cidade, no mês de abril.  “A ideia é resgatar as raízes dos festivais de motociclistas em uma volta às origens do movimento ‘biker’. “Também será uma maneira de reafirmar Brasília enquanto importante reduto de diversidade cultural”, afirma Portinho.

“Festivais como este agregam valor à nossa cidade e valorizam Brasília fora do DF. Atraem visitantes e mostram como nossa capital é forte e empoderada para receber o turismo de eventos”, justifica a secretária de Turismo do DF. Para ela, “dentro de um evento sobre rodas, shows de rock  valorizam a cidade e atendem a uma grande demanda brasiliense. Somente Brasília é capaz de conseguir essa sinergia. E foi por isso, além da história e tradição musical, que criamos a Rota Brasília Capital do Rock, hoje case nacional de turismo, segundo a Embratur, e com repercussão internacional”, observa Vanessa Mendonça.

[Relacionadas esquerda_direita_centro=”direita”]

O BMF teve como foco inicial o motociclismo, triciclistas, jipeiros, admiradores de carros antigos e motoclubes diversos. A programação contou com bandas de rock e blues da cidade, gastronomia e feira de artesanato, com participação da Setur-DF, que montou um estande no local para promover o turismo e distribuir as publicações que indicam o que e onde ir no DF, os miniguias da Coleção Rotas Brasília.

“Por meio do programa Turismo em Ação, nós estamos mapeamos as principais opções de visitação no DF e criando miniguias que auxiliam a população interna e visitantes as descobrirem uma Brasília que ninguém faz ideia que existe, fora da Esplanada, fora dos eixos”, concluiu a secretária de Turismo do DF, Vanessa Mendonça.

*Com informações da Setur-DF