30/12/2021 às 19:24, atualizado em 12/01/2022 às 10:12

Mãos à obra logo após as chuvas no Sol Nascente e Pôr do Sol

100 toneladas de massa asfáltica para recuperar vias e outras 100 toneladas de resíduos da construção civil para nivelar estradas de chão

Por Lúcio Flávio, da Agência Brasília | Edição: Renata Lu

Por conta das chuvas torrenciais nos últimos dias  no DF, o Polo Oeste do GDF Presente vem realizando uma série de ações de prevenção e reparos em vários pontos do Sol Nascente/Pôr do Sol.

Os trabalhos, executados em parcerias com a administração regional local, Novacap, Departamento de Estradas e Rodagens (DER-DF) e Secretaria de Agricultura, contam com maquinário pesado para limpeza das ruas e tapa-buraco.

Há pelo menos duas semanas máquinas e caminhões trabalham na região | GDF Presente

“Foi chuva demais nos últimos dias, muitas ruas congestionadas por conta das enxurradas e da água que empoçou”, conta o coordenador do Polo Oeste do GDF Presente, Devanir Martins. “Fizemos operações em todas as ruas que tiveram problema porque não tinha jeito de as pessoas passarem, em alguns casos, nem de sair de casa”, relata o servidor.

[Olho texto=”“Tem chovido muito nesses últimos 10 dias, mas o GDF tem agido rápido e ‘arrumado a casa’ depois dos estragos”” assinatura=”David Alves, líder comunitário do trecho 3 do Sol Nascente” esquerda_direita_centro=”direita”]

Há pelo menos duas semanas máquinas e caminhões trabalham na região. Trata-se de efetivo grande de homens e equipamentos para deixar tudo organizado. As ações foram executadas nos trechos II e III do Sol Nascente, em endereços como no VC 311, Condomínio Madureira, além das chácaras 74, 75, 78, 84, 115 e Cachoeirinha. A operação de limpeza e reparos das vias segue esta semana no Condomínio Gêneses, um dos mais afetados.

“Tem chovido muito nesses últimos 10 dias, mas o GDF tem agido rápido e ‘arrumado a casa’ depois dos estragos”, observa David Alves, líder comunitário do trecho 3 do Sol Nascente, onde moram cerca de 50 mil pessoas. “ É um trabalho importante porque, se não solucionar os problemas logo, os estragos só aumentam. O governo está fazendo sua parte”, agradece.

As ações foram executadas nos trechos II e III do Sol Nascente, em endereços como no VC 311, Condomínio Madureira, além das chácaras 74, 75, 78, 84, 115 e Cachoeirinha | GDF Presente

Massa asfáltica

Ao todo, são cinco caminhões-caçamba, dois carrocerias, além de duas patrolas, duas pás carregadeiras e dois rolos compactadores para ajudar na reconstrução do asfalto e trechos de terra. Mais de 40 pessoas, entre servidores do GDF e reeducandos da Secretaria de Administração Penitenciária (Seape), atuam com empenho na RA em serviços como o de terraplanagem, tapa-buraco, limpezas de bueiros e bocas de lobos e nivelamento de estradas com o uso de 100 toneladas de resíduos de construção civil cedidos pelo Serviço de Limpeza Urbana do DF (SLU). Quantidade igual de massa asfáltica foi utilizado na operação tapa-buraco.

[Relacionadas esquerda_direita_centro=”direita”]

“Por causa da grande quantidade de chuva e da força das águas, muitas estradas de chão ficaram alagadas e esburacadas, foram necessários três caminhões de restos de construção para nivelar as ruas danificadas”, explica Devanir Martins, coordenador do GDF Presente. “A Administração do Sol Nascente/Pôr do Sol trabalha com assiduidade e eficiência para sanar todas as demandas da cidade, trazendo melhoria conjunta da cidade”, destaca o chefe de gabinete de Sol Nascente/Pôr do Sol, Marcondes Bezerra de Sousa.