31/12/2021 às 16:00, atualizado em 02/01/2022 às 18:05

GDF construiu mais 90 km de meios-fios nas cidades

Em três anos, só a Novacap investiu R$ 4 milhões para dar mais segurança a pedestres, ciclistas e motoristas; obras prosseguem por todo o DF

Por Marlene Gomes, da Agência Brasília I Edição: Carolina Jardon

O Distrito Federal já recebeu 90 km de novos meios-fios desde o início desta gestão. Todas as regiões administrativas foram contempladas com essas obras, que são feitas pela Companhia Urbanizadora da Nova Capital (Novacap). O investimento totaliza R$ 4 milhões.

Os meios-fios estão sendo colocados também em Ceilândia, Cruzeiro, Cidade Estrutural, Fercal, Gama, Planaltina, Sudoeste, Itapoã, Lago Norte, Lago Sul e Santa Maria | Foto: Renato Araújo/Agência Brasília

De Ceilândia até Planaltina, passando pelas mais diferentes cidades, como Samambaia, Gama, Sudoeste, Lago Norte e Fercal, lá estão os blocos de cimento dando aquele acabamento nas calçadas. Atualmente, estão sendo executadas obras de meios-fios em 24 pontos de 14 cidades do DF.

O trabalho é de substituição de meios-fios quebrados, realinhamento para a execução de novas calçadas e a execução de pavimentação em vias.

“Além de delimitar o espaço da pista, os meios-fios fazem parte do sistema de drenagem de águas pluviais, já que servem também para conduzir a água para as bocas de lobo”, esclareceu o diretor de Urbanização da Novacap, André Vaz.

Manutenção

O administrador de Samambaia, Gustavo Aires, ressaltou que o momento é oportuno para a realização dos serviços: “Um dos problemas recorrentes, durante o período chuvoso, é o alagamento. A substituição dos meios-fios garante que a água das chuvas tenha o escoamento certo e evita que demais situações imprevistas venham a ocorrer. Quem ganha é toda a cidade”.

As obras em Samambaia estão sendo feitas em diferentes localidades. São 10,2 km de meios-fios instalados na 1ª Avenida Norte e mais de 10 km distribuídos pela Segunda Avenida, Avenida Central, no estacionamento da QR 302 e na Segunda Avenida Sul.

Os meios-fios estão sendo colocados também em Ceilândia, Cruzeiro, Cidade Estrutural, Fercal, Gama, Planaltina, Sudoeste, Itapoã, Lago Norte, Lago Sul e Santa Maria. Em Planaltina, onde 500 metros de meios-fios novos já cobrem o trecho entre a ligação da Vila Joaquim Roriz e a BR-020, o administrador Célio Rodrigues Pimentel ressaltou a importância dos serviços de manutenção na cidade: “Os meios-fios fazem parte de uma infraestrutura de calçadas e vias, garantindo a segurança de pedestres, ciclistas e veículos. É por isso que estamos sempre atentos à manutenção dos meios-fios, já que essa é uma necessidade para o bem estar da população local”.

[Relacionadas esquerda_direita_centro=”direita”]

“Tem que ter estrutura tanto para nós ciclistas quanto para os pedestres. Quem é cadeirante, por exemplo, precisa da proteção da calçada. Se, ao passar, o meio-fio estiver solto e se mover, ou tiver algo que deslize sobre a pista, o ciclista pode perder o controle e cair. Isso vale para pedestre também, que pode se desequilibrar”, disse Jéssica Sabino, que usa a bicicleta para ir ao trabalho.

“Temos conseguido respostas rápidas e efetivas às demandas dos moradores. Desde o início do governo Ibaneis Rocha, a Estrutural tem sido beneficiada com obras de elevada importância social, capazes de garantir o bem-estar de nossa comunidade”, enfatizou a administradora regional do Setor Complementar de Indústria e Abastecimento (SCIA),Vânia Gurgel.