04/01/2022 às 18:31, atualizado em 05/01/2022 às 18:08

Cine Brasília reabre nesta quinta com Mostra Egípcia

Espectadores estão convidados a conferir um recorte do audiovisual feito no Egito. A entrada será trocada por 1 kg de alimento não perecível

Por Agência Brasília* I Edição: Débora Cronemberger

Fechado desde março de 2020 por conta da pandemia da covid-19, o Cine Brasília reabre ao público com a Mostra de Cinema Egípcio – Cine Brasília 2ª Edição. De quinta-feira (6) a domingo (9), os espectadores estão convidados a conferir um recorte do audiovisual feito naquele país. São seis longas-metragens premiados e de grande repercussão.

O filme Verde Seco, que será exibido no sábado, conta a história da jovem Iman, que mantém uma posição rígida sobre a extinção das tradições sociais, o que muda diante de uma terrível descoberta | Fotos: Divulgação/Secec

“É simbólico reabrir o Cine Brasília com uma mostra de filmes internacionais de embaixadas. Nosso espaço sempre acolheu essa programação. Faz parte da trajetória desse espaço patrimônio histórico”, destaca o secretário de Cultura em exercício, Carlos Alberto Jr.

“No período em que esteve fechado, o Cine Brasília passou por melhorias, como a troca do projetor e a adequac?a?o estrutural de acessibilidade”, aponta o coordenador de Audiovisual da Subsecretaria de Economia Criativa, Douro Moura.

O filme Yomeddine, em cartaz na sexta-feira, mostra a história de um coletor de lixo que decide viajar para o Egito, com seu aprendiz órfão, em busca da família

O coordenador destaca que o Cine Brasília retorna ao seu maior objetivo: “Dar à populac?a?o do DF acesso ao cinema de qualidade, com eventos abertos ao público e a preços acessíveis”. Após a mostra, o Cine Brasília prepara uma programação regular.

As produções cinematográficas da Mostra de Cinema Egípcio – Cine Brasília 2ª Edição fizeram parte da edição on-line da 2ª Mostra de Cinema Egípcio Contemporâneo, apoiada pelo Centro Cultural Banco do Brasil (CCBB).

“Certamente vão encantar o público brasiliense, que seguramente está com saudades de assistir a um bom filme na tela mais famosa da capital”,  aponta o curador da mostra, Amro Saad.

A entrada será trocada por 1 kg de alimento não perecível. Para quem preferir assistir em casa, os filmes serão exibidos também na plataforma cinemaegipcio.com.

O público pode ainda conferir a exposição de cartazes de filmes candangos, exposta no hall do Cine Brasília. Serão observados os protocolos sanitários, como o uso obrigatório de máscaras.

Confira as sinopses e fichas técnicas dos filmes:

Mostra de Cinema Egípcio – Cine Brasília 2ª Edição – Ficha Técnica

Quinta (6)

  • Abertura da mostra, às 19h
  • Mawlana, às 20h

Sexta (7)

  • Yomeddine, às 20h

Sábado (8)

  • Fotocópia, às 17h (sessão inclusiva com audiodescrição)
  • Verde Seco, às 19h
  • Fotocópia, às 20h30

Domingo (9)

  • Mensagens do Mar, às 17h
  • O Elefante Azul, às 20h

*Com informações da Secretaria de Cultura e Economia Criativa