07/01/2022 às 19:32

No Varjão, parquinho limpo e calçadas reformadas

Equipes do GDF Presente entram em ação para consertar prejuízos causados pelas chuvas na cidade

Por Rafael Secunho, da Agência Brasília | Edição: Chico Neto

A intensa chuva que caiu no Varjão nos últimos dias deixou alguns prejuízos para os moradores da Quadra 5, espalhando galhos e lixo verde pelas ruas. Esse cenário, no entanto, já mudou, com ajuda das equipes do Polo Central Adjacente I do GDF Presente, da Novacap e do Serviço de Limpeza Urbana (SLU).

Fresagem e capina também fizeram parte dos trabalhos | Fotos: Divulgação/GDF Presente

Além de recolher o lixo, os trabalhadores refizeram 5 m2 de calçada e levantaram um pequeno muro de contenção ao lado, devido a uma erosão aberta no passeio. O solo foi todo restituído e a calçada ganhou forma novamente. Complementando o serviço, as bocas de lobo da região foram desentupidas e higienizadas.

O parquinho também foi liberado para a garotada. Após escorrer a água acumulada, uma faxina completa foi feita no local. Servidores do SLU trabalharam na capina e na fresagem da pracinha que abriga o parque, deixando-a aprazível e segura para as famílias que frequentam o ponto de lazer.

[Relacionadas esquerda_direita_centro=”direita”]

“A pracinha ficou bonita de novo, limpinha”, elogiou o comerciante Augustinho Pereira, 48 anos, que mora na quadra. “Estava precisando dar uma geral no parquinho também. Ontem mesmo a criançada estava brincando até mais tarde lá. Está tudo sob controle.”

Serviços no parquinho garantem a segurança dos frequentadores

“Essas ações no início do ano, época em que as chuvas não param, são importantíssimas”, ressalta o administrador do Varjão, Daniel Crepaldi. “A limpeza de bocas de lobo, a recolocação dos meios-fios no lugar e a faxina nos parques são algumas delas. E, com o apoio do GDF Presente, conseguimos atender mais rapidamente as demandas da comunidade.”

Retirada de entulho das vias: lixo verde e objetos inservíveis

Entulho recolhido

A retirada de inservíveis na cidade também não para. Segundo o diretor de Obras do Varjão, Guilherme Silvestre, esta semana cerca de 5 toneladas de resíduos foram removidas de área pública. “Estamos tentando conscientizar os moradores a fazer o descarte correto e contatar a administração, mas ainda assim ainda encontramos colchões, sofás e camas velhas deixados esquinas das ruas”, observa.