12/01/2022 às 18:28

Cinquenta novas bocas de lobo em Taguatinga Norte

Obras começaram na QNA 54 com o objetivo de ampliar a captação de águas pluviais na região e encerrar histórico de alagamentos

Por Lúcio Flávio, da Agência Brasília | Edição: Chico Neto

Obras por toda parte: segurança de pedestres e motoristas é prioridade | Fotos: GDF Presente

[Olho texto=”“É um serviço importante, que vai melhorar bastante a vida das pessoas dessa região, porque estamos ampliando a evasão da água” ” assinatura=”Elton Walcácer, coordenador do Polo Oeste II do GDF Presente” esquerda_direita_centro=”direita”]

O GDF Presente está ampliando o sistema de captação de águas pluviais na QNA 54 de Taguatinga Norte. Os trabalhos, executados por empresa terceirizada, tiveram início na última quinta-feira (6). A meta é instalar em toda a avenida cerca de 50 novas bocas de lobo, evitando, com isso, transtornos como alagamentos e enxurradas.

“Onde só tinha uma grelha para captar a água da chuva, haverá agora de duas a quatro bocas de lobo no modelo meio-fio vazado, que vai aumentar o escoamento”, explica o coordenador do Polo Oeste II, Elton Walcácer. “É um serviço importante, que vai melhorar bastante a vida das pessoas dessa região, porque estamos ampliando a evasão da água.”

Assim espera o mecânico Tiago Luiz Sousa, 26 anos, que há três meses alugou o espaço de uma oficina em frente a uma boca de lobo que só lhe trazia problemas. “Quando chove, o bueiro não consegue suportar a quantidade de água e ela desce para cá, alagando toda a área”, conta. “Acredito que, aumentando as bocas de lobos, esse problema vai acabar, evitando também buracos no asfalto.”

O segurança Ronaldo Vieira, morador: “Boa a iniciativa do governo de ampliar as captações de água na região”

Seis homens trabalham no local com ajuda de uma pá mecânica, usada para alargar a parte subterrânea da boca de lobo. Feita a sarjeta, ou seja, o buraco, que tem em média 1,20 metro de profundidade, vem o assentamento da base, com blocos de cimento. Cada boca de lobo geralmente é construída em dois dias. “Mas temos demorado mais tempo por causa da chuva, que vem e desmancha o serviço feito”, lamenta o encarregado da obra, David Silva.

[Relacionadas esquerda_direita_centro=”direita”]

Morador da QND, setor próximo ao local estão sendo ampliadas as bocas de lobos, o segurança Ronaldo Santos Vieira, 51 anos, estava acompanhando atentamente a obra. “Esse problema com os bueiros aqui é antigo”, explica. “Boa a iniciativa do governo de ampliar as captações de água na região, porque, quando chove, tudo aqui vira um caos.”

Tapa-buraco

Entre uma trégua e outra das águas que castigam o DF nesses dias, os trabalhos de tapa-buraco seguem na programação das equipes do GDF Presente. Em Ceilândia, foram aplicadas mais de 6 toneladas de massa asfáltica na restauração de pavimentos das entrequadras EQNM 3/5 e EQNO 13/15.

Já nas quadras 2, 3 e 4 da QIS, de Taguatinga Norte, cerca de 50 buracos foram tapados em um dia, numa operação que envolveu equipes da Novacap e da administração local.

Ainda em Taguatinga Norte, na QNB 9, as obras de reforma de um amplo estacionamento na área comercial do setor foram finalizadas, na última quinta-feira (6), com a reposição de novos bloquetes. “O estacionamento estava bem deteriorado na entrada e na saída, e essas partes foram reconstruídas”, revela o coordenador do Polo Oeste II. “Quanto aos trabalhos de tapa-buraco, são demandas prioritárias nas regiões administrativas, sobretudo nesse período de chuva”.

Segundo o administrador de Taguatinga, Renato Andrade, os planos para manutenção para 2022 são audaciosos. “Mesmo com as chuvas torrenciais das últimas semanas, montamos uma operação de emergência para minimizar os estragos das chuvas”, afirma. O gestor lembra, ainda, que as obras do túnel de Taguatinga seguem ininterruptas.